SÃO LUÍS - Ações serão desenvolvidas entre os dias 20 e 23 deste mês e fazem parte do projeto de mobilização municipal de combate e controle da doença, criado pelo prefeito Luís Fernando e desenvolvido todos os anos na cidade.
Representantes de órgãos da Prefeitura de São José de Ribamar ligados ao setor da saúde pública estiveram reunidos nesta quinta-feira (dia 08) para aprovar uma série de ações de combate a Dengue que serão desenvolvidas em toda a cidade entre os dias 20 e 23 deste mês.
As ações fazem parte do projeto de mobilização municipal de combate à doença, instituído pelo governo municipal e que, desde 2005, ano em que Luís Fernando Silva (PFL) assumiu a prefeitura ribamarense, vem sendo executado com êxito no município.
As ações propostas no projeto serão apresentadas na manhã desta sexta-feira (dia 09) durante reunião do comitê metropolitano de controle e combate a Dengue, formado pelas cidades de São José Ribamar, São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.
O objetivo principal do projeto, cuja a coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é combater a proliferação da doença neste período invernoso através de ações de sensibilização da população, além do trabalho de campo de identificação de casos da doença realizado por agentes de saúde e agentes da Dengue.
Atividades educativas, como a apresentação de teatro de bonecos e distribuição de material informativo sobre como prevenir a Dengue, serão desenvolvidas em todas as unidades da rede pública de ensino de São José de Ribamar durante os três dias do projeto.
De forma paralela, uma campanha informativa, enfocando os aspectos clínicos da Dengue, a importância da eliminação dos criadouros e sua contribuição para redução dos índices de infestação vetorial, será divulgada nas rádios locais e através de um sistema alternativo de som – carros móveis e sonorização de rua.
Mais de 250 pessoas, entre agentes de saúde, agentes da Dengue, supervisores e inspetores, estarão percorrendo todo o município.
Vale ressaltar que, nesta sexta-feira (dia 09), a Semus concluirá mais um curso de combate a doença cujo o público alvo são os agentes da Dengue.
Estes profissionais estão passando por uma espécie de reciclagem e aprendendo novos conhecimentos e formas de lidar com a população.
Em 2003, São José de Ribamar apresentava um índice superior a 10% de infestação predial. Essa realidade começou a ser transformada no primeiro ano da administração Luís Fernando, quando as ações de combate e controle da doença foram intensificadas. Atualmente, o município registra um índice de infestação predial inferior a 2%, conforme determina o Ministério da Saúde, na estação de chuvas amenas. No período chuvoso, este índice chega a casa dos 2% e, por este motivo, faz-se necessário intensificar as ações de combate e controle da doença.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.