TRE mobiliza população sobre a importância do título de eleitor

O projeto "Em Ribamar tem Cidadão! Seu Voto é a Decisão", já contabilizou 1.500 novos títulos eleitorais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

SÃO LUÍS - O projeto "Em Ribamar tem Cidadão! Seu Voto é a Decisão" já contabilizou 1.500 novos títulos eleitorais, dentre alistamentos e transferências.

O projeto, desenvolvido pela Dra. Teresa Cristina de Carvalho P. Mendes, Juíza da 47ª Zona Eleitoral, tem por objetivo conscientizar os moradores de São José de Ribamar sobre a importância de participar da vida política do município. Em aproximadamente 30 dias, o eleitorado de São José de Ribamar subiu de 53 mil e 511 para 55 mil 44 eleitores.

O cadastro eleitoral, foi reaberto nos meses de novembro e dezembro.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o eleitorado de São José de Ribamar era de somente 39% da sua população, sendo que, a média dos demais municípios é de 50% a 60% do total de habitantes. Isto ocorre, dentre outros fatores, pela aparente “confusão de limites” entre São Luís e São José de Ribamar.

O Projeto inclui diversas ações que objetivam o aumento do eleitorado ribamarense, entre elas destacam-se o funcionamento do cartório eleitoral no horário de 8h às 18h, ininterruptamente, todos os dias da semana; a instalação, especialmente nos finais de semana, do TRE-Móvel nos bairros mais populosos e mais distantes da sede e, ainda, a realização de palestras nos bairros acerca da importância da Justiça Eleitoral e do exercício do voto na localidade onde se reside.

O cronograma de palestras e atendimento no TRE- Móvel se estenderá até maio e tem por objetivo atender o maior número de localidades do município, como os bairros de Parque Jair, Altos do Turu I, Vila Kiola, Tijupá Queimado e Maiobinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.