SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Prefeitura de São José de Ribamar entregou, na tarde da última quinta-feira (dia 27), para estudantes do município as carteiras estudantis metropolitanas gratuitas. A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (Semtras) e contou com as presenças do prefeito Luís Fernando Silva (PFL), do vice-prefeito, Ribamar Dourado (PMDB), do presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Chicão (PP), além dos estudantes beneficiados.
Foram entregues um total de 250 carteiras. O documento beneficia o estudante ribamarense, matriculado em escolas municipais e estaduais nos níveis Fundamental, Médio, além de universidades públicas e privadas -- com direito a meia-passagem no transporte coletivo municipal e intermunicipal, além de garantir meia-entrada em eventos culturais de qualquer natureza em todo Maranhão.
As carteiras foram confeccionadas com recursos próprios do governo municipal. A confecção gratuita é fruto de um convênio firmado ano passado entre a Prefeitura ribamarense, Federação dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Fesma) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ribamar (Umes) No convênio, o governo municipal comprometeu-se em confeccionar o documento, desde que as entidades não cobrassem nenhum valor para expedi-lo aos estudantes. Caberá as entidades a tarefa de distribuí-los à classe estudantil.
A única exigência feita no momento do cadastramento foi que o estudante apresentasse qualquer documento comprovando que ele é morador de Ribamar. "A exemplo do ano passado, estamos novamente beneficiando os estudantes ribamarenses com este documento. A Educação sempre foi e continuará sendo meta principal do nosso governo. Por este motivo é que não medimos esforços para oferecer benefícios para a classe estudantil de nosso município", disse Luís Fernando.
Em 2005, ano em que a carteira foi instituída pelo governo municipal, foram confeccionadas e entregues à classe estudantil ribamarense cerca de 12 mil documentos. O processo de revalidação [recadastramento] destas carteiras só acontecerá em março do próximo ano.
Ana Paula Ferreira, 12, estudante da rede municipal ribamarense, que recebeu o documento das mãos do prefeito, disse que carteira estudantil terá muita validade para ela. "Moro e estudo em Ribamar, mas, pelo menos três vezes na semana, vou até São Luís. Com a carteira não irei gastar tanto dinheiro", comentou.
O vereador Chicão avaliou a entrega de mais 250 carteiras como um avanço no setor educacional do município. "Mais uma vez a administração Luís Fernando demonstra que tem compromisso com a classe estudantil ribamarense".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.