Lançado Projeto 'Meninos de Santuário" em São José de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 14h21

SÃO LUÍS - Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (dia 02), o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva (PFL), fez o lançamento do projeto Meninos do Santuário.

Elaborado pela Prefeitura ribamarense, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto conta com o apoio da Petrobras e tem como principal objetivo garantir às crianças, adolescentes e adultos em situação de rua acesso à educação, cultura, esporte, lazer, aprendizado profissionalizante e outras atividades que completem o exercício da cidadania.

A cerimônia de lançamento ocorreu nas dependências do restaurante Mistério D´Roche, localizado na sede da cidade, e contou com a participação de dezenas de famílias beneficiadas. Também participaram do evento o vice-governador, Jura Filho, o vice-prefeito, Ribamar Dourado, os deputados estaduais Max Barros e Cristina Archer, o gerente regional da Petrobras, Rogério Ferreira da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Chicão, o corregedor geral do Ministério Público, Eduardo Nicolau, o promotor de Justiça do município, Carlos Henrique Brasil, a primeira-dama, Eliana Silva, a secretária municipal de Assistência Social, Sônia Chaves, além de lideranças políticas, comunitárias e religiosas da cidade balneária.

Considerado como o carro chefe do conjunto de programas sociais que integram o plano municipal de combate ao trabalho infantil no município de São José de Ribamar, Meninos do Santuário atenderá, neste primeiro momento, 64 meninos e meninas – 41 com idade variando entre 07 a 15 anos; 23 com idade variando entre 16 a 29 anos -- que desenvolviam algum tipo de trabalho no entorno do santuário religioso de São José de Ribamar.

O projeto atuará em duas frentes direcionadas de acordo com a faixa etária dos participantes. Os meninos com faixa etária entre 7 a 15 anos foram retirados das ruas e incluídos no ambiente escolar, assim como em atividades sócio-educativas desenvolvidas nas jornadas do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI).

As famílias destes meninos receberão, mensalmente, uma bolsa complementar no valor de R$ 200.

Já àqueles inseridos na faixa etária entre 16 a 29 anos, poderão, caso queiram, nos finais de semana continuar desenvolvendo algum tipo de atividade no entorno do santuário. Os que optaram por está alternativa – a grande maioria –participaram de cursos de capacitação, ministrados por funcionários da Prefeitura ribamarense, nas áreas do Turismo, relação interpessoal, relações do trabalho, noções de trânsito e de saúde preventiva, dentre outras. "Estes jovens e adultos trabalharão uniformizados e poderão colocar em prática tudo aquilo que aprenderam na capacitação.

A partir de agora, eles trabalharão como uma espécie de agentes de turismo", afirmou Luís Fernando ressaltando que o projeto funcionará como uma importante ferramenta de inclusão social. "O objetivo e expandirmos o projeto ainda este ano ou no começo de 2007. Estou muito feliz porque a Petrobras já se dispôs a continuar ajudando a Prefeitura", completou.

Nas quartas, quintas e sextas-feiras, os meninos com idade entre 16 e 29 anos cumprirão uma jornada de quatro horas diárias de trabalho nos órgãos da Prefeitura ribamarense. Nas segundas e terças-feiras eles estarão de folga. Vale ressaltar que todos estes participantes estão freqüentando a rede municipal de ensino. Como forma de auxílio, eles receberão, mensalmente, uma bolsa incentivo no valor de R$ 300.

"Estou muito feliz. Através deste projeto o meu filho pôde voltar para a sala de aula, além de ter a chance de aprender uma profissão", comentou a dona-de-casa Fátima Medeiros, que participou da cerimônia de lançamento do projeto.

Josafá da Silva Penha. 24, recebeu o seu boleto bancário – documento que será utilizado para obter a bolsa incentivo -- das mãos de Luís Fernando. Desde os 8 anos ele trabalha guardando carros no entorno do santuário. "Agora vou trabalhar como guia turístico. Estou feliz porque pude voltar a estudar. Isso era um sonho que eu tinha guardado".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.