SÃO LUÍS - A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semagri), lançou, nesta última terça-feira (dia 23), a campanha municipal de vacinação contra febre aftosa versão 2006. O lançamento da campanha aconteceu no bairro Boa Vista, um dos locais que reúne grande quantidade de criadores.
A exemplo do ano passado, a Prefeitura ribamarense adquiriu, com recursos próprios, mais de 1.700 doses da vacina que serão distribuídas gratuitamente para os criadores do município. O rebanho de Ribamar não ultrapassa a casa das 1.650 cabeças de gado, segundo levantamento elaborado pela Semagri. Em 2005, mais de 98% do rebanho foi vacinado.
A vacinação serão realizada nos próximas dias e durante todo o mês de junho por técnicos da própria Secretaria. "Apesar de possuirmos um rebanho considerado pequeno, o governo municipal está preocupado com a questão da aftosa em Ribamar. Por este motivo, estamos doando as vacinas e disponibilizando todo o suporte técnico para os nossos criadores", explicou o prefeito Luís Fernando Silva (PFL), que participou da cerimônia de lançamento da campanha.
Luís Fernando fez questão de frisar que, mesmo não estando recebendo nenhum apoio financeiro do governo do estado para combater a aftosa no município, a Prefeitura ribamarense não está medindo esforços para continuar contribuindo para melhorar a qualidade do rebanho bovino.
A solenidade de lançamento da campanha de vacinação contra aftosa contou com a participação de criadores e de lideranças políticas e comunitárias de Ribamar.
Proprietário de 20 cabeças de gado no Boa Vista , Raimundo Arimatéia elogiou a iniciativa do governo municipal. De acordo com ele, pela primeira vez na história da cidade balneária estão sendo desenvolvidas ações de preservação e melhoria do rebanho bovino.
Para o vice-prefeito de Ribamar, Ribamar Dourado (PMDB), vacinar o rebanho bovino é uma ação que merece destaque, visto que, trata-se de cuidar da saúde de um modo geral. "O boi vacinado não trará nenhum mal para os nossos consumidores", avaliou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.