Ribamar ganhará posto do Corpo de Bombeiros

Atualizada em 27/03/2022 às 14h31

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A cidade Balneária ganhará um posto do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A unidade funcionará em um prédio que será alugado pela Prefeitura ribamarense, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Defesa Social.

O governo municipal também fornecerá mobiliário, uma ambulância e efetivo da guarda municipal, que será capacitado por homens do CB nas áreas de atendimento pré-hospitalar e salva-vidas.

Como contrapartida, o comando da instituição disponibilizará efetivo – o número de homens ainda não foi definido – e uma ambulância.

A instalação de uma unidade do CB em Ribamar é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na manhã desta segunda-feira (dia 19) entre o prefeito Luís Fernando Silva (PFL), o promotor Carlos Henrique de Menezes (1ª Promotoria de Ribamar), e o comandante do Corpo de Bombeiros no Estado, coronel Getúlio da Silva Pereira.

A cerimônia de assinatura do TAC foi realizada na sede da Prefeitura ribamarense e também contou com as presenças do procurador geral de Justiça, Raimundo Nonato de Carvalho, o corregedor da Procuradoria Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o promotor Samaroni Maia, e o presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Francisco Moraes (PP).

No inquérito civil público sobre o naufrágio da biana Estrela Guia I, ocorrido no dia 1º de setembro na baía de São José, o promotor Carlos Henrique de Menezes sugeriu que, para oferecer maior segurança aos usuários do transporte marítimo e para aqueles que dele sobrevivem, seria necessário instalar uma unidade do CB em Ribamar.

Contatado pelo promotor, o prefeito Luís Fernando prontamente acatou a sugestão. O prazo, previsto no Termo, são de seis meses para que o posto entre em funcionamento. Dois prédios, ambos localizados na região central do município, próximo à praia de Banho, estão sendo estudados para receber o posto.

"Estamos trabalhando para implantar a unidade o mais rápido possível. Ribamar é uma cidade que possui mais de três mil pescadores e muitas pessoas que utilizam embarcações como meio de transporte. Um posto do Corpo de Bombeiros só contribuirá para darmos mais suporte à segurança na baía de São José", afirmou.

O prefeito ressaltou que nos últimos meses o governo municipal vem firmando parcerias com o objetivo de melhorar a segurança aquaviária. Uma delas foi a realização de três turmas do Curso de Formação de Aquaviários – módulo Especial (CFQA-E), em parceria com a Capitania dos Portos.

Mais de 350 pescadores ribamarenses já foram capacitados e habilitados para praticar a navegação. Uma nova turma, formada por 200 pescadores, teve início nesta segunda-feira.

"Também quero ressaltar o empenho do Ministério Público, que sempre esteve junto com a Prefeitura e Câmara Municipal em ações de benefício da população", disse.

Carlos Henrique Menezes disse estar satisfeito com a iniciativa da Prefeitura ribamarense. "A iniciativa só beneficiará o povo desta cidade, que terá mais segurança".

De acordo com ele, o governo municipal vem cumprindo rigorosamente todas as determinações da Justiça. "Há anos a Justiça do Trabalho havia determinado realização de concurso público. Somente agora, na administração Luís Fernando, essa determinação foi cumprida".

O procurador Raimundo Nonato de Carvalho elogiou a parceria entre Prefeitura ribamarense e Corpo de Bombeiros. Segundo ele, outros governos municipais deveriam seguir o posicionamento adotado pelo prefeito Luís Fernando. "O prefeito Luís Fernando demonstra extrema sensibilidade ao firmar esta parceria".

A celebração de outras parcerias com Prefeituras também foi defendida pelo coronel Getúlio da Silva Pereira. Ele afirmou que ficou feliz pelo comprometimento da Prefeitura ribamarense em levar uma unidade do CB para cidade balneária.

"O Corpo de Bombeiros vive algumas dificuldades. Porém, se contássemos com o apoio das Prefeituras, conseguiríamos interiorizar nossas ações. O prefeito Luís Fernando saiu na frente".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.