Ribamar têm o maior número de pescadores capacitados

Atualizada em 27/03/2022 às 14h32

RIBAMAR - São José de Ribamar é o município maranhense com a maior número de pescadores capacitados para praticar a navegação. Um total de 428 pescadores já concluíram o Curso de Formação de Aquaviários – módulo Especial (CFQA-E), uma parceria entre a Prefeitura ribamarense e a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).

Mais uma turma, formada por 200 pescadores, recebeu o certificado de conclusão do curso na tarde desta última segunda-feira. Além do certificado, os pescadores ribamarenses foram beneficiados com a Carteira de Inscrição e Registro (CIR), documento emitido pela Diretoria de Portos e Costas, que torna o pescador habilitado a navegar em qualquer lugar do país.

A cerimônia de entrega dos certificados e das CIRs foi realizada nas dependências do restaurante Miramar, localizado na sede da cidade balneária, e contou com a participação do prefeito Luís Fernando Silva (PFL), do capitão dos Portos do Maranhão, Luiz Augusto Freitas, e de diversas lideranças políticas e comunitárias do município.

Ao longo de uma semana, os 200 pescadores, divididos em duas turmas de 100 cada uma, tiveram a oportunidade de aprender noções de segurança da navegação, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, dentre outros itens. Eles também foram submetidos a testes físicos, como natação.

- A comunidade pesqueira de Ribamar entendeu a importância desta iniciativa. Hoje, nosso município tem a maior quantidade de pescadores habilitados e capacitados para navegar. Isso representa um marco na história desta cidade e do Maranhão - comentou Luís Fernando.

O prefeito também elogiou o empenho da Capitania que, segundo ele, não mediu esforços para trazer o CFQA para a cidade balneária. "A parceria entre Prefeitura e Capitania deu muito certo e tenho certeza que será duradoura", disse.

Luiz Augusto Freitas fez questão de frisar que a Marinha brasileira tem todo o interesse de continuar realizando parcerias com a Prefeitura ribamarense. De acordo com ele, a capacitação de mais de 400 pescadores da cidade balneária entrou para a história de trabalho da Marinha no Maranhão.

Para o pescador Antônio Benedito Lima, que participou desta última etapa do CFQA-E, a capacitação massiva de pescdadores representa maior segurança para o tráfego aquaviário na baía de São José. "Navegamos, hoje, com mais confiança. Conseguimos compreender a importância de navegar com segurança e proteger os passageiros", comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.