SÃO LUÍS - Mais 200 pescadores ribamarenses receberão, na tarde desta segunda-feira (dia 28), certificado de conclusão do Curso de Formação de Aquaviários – módulo especial (CFAQ-E), uma parceria entre a Prefeitura de São José de Ribamar e a Capitania dos Portos do Maranhão. A cerimônia será realizada, a partir das 15h, no restaurante Miramar, localizado no santuário religioso da cidade balneária.
Além do certificado, os pescadores que participaram de mais uma etapa do CFAQ-E irão receber a Carteira de Inscrição e Registro (CIR), documento emitido pela Diretoria dos Portos e Costa, que torna o pescador habilitado a navegar em qualquer lugar do país.
O curso foi ministrado por oficiais da Marinha nas dependências da Liga Esportiva Ribamarense durante uma semana. Ao longo deste período, os 200 pescadores, divididos em duas turmas de 100 cada uma – nos períodos matutino e vespertino – tiveram a oportunidade de aprender noções de segurança da navegação, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, dentro outros itens.
O CFAQ-E já capacitou na cidade balneária 228 pescadores. Com a realização de mais uma etapa, este número subiu para 428.
- Hoje, São José de Ribamar é o município que possui o maior número de pescadores aptos a navegar. Esta é uma conquista expressiva, visto que, temos uma grande população pesqueira que utiliza a baía de São José como fonte de renda -, comentou o prefeito Luís Fernando Silva (PFL).
De acordo com ele, a parceria entre Prefeitura e Capitania terá prosseguimento nos próximos anos.
- Não pararemos por aqui. Continuaremos desenvolvendo ações que beneficiem os pescadores do nosso município -, disse.
Além da capacitação, a parceria entre governo municipal e Capitania está centrada na regularização da documentação das embarcações do município. Segundo dados da própria Capitania, mais de 90% das embarcações da cidade balneária já estão regulares no órgão da Marinha.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.