Apresentada aos estudantes de São José de Ribamar carteiras estudantis gratuitas

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h34

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, os estudantes ribamarenses, professores e diretores de escolas conheceram as carteiras estudantis metropolitanas gratuitas.

A cerimônia de apresentação do documento, que beneficia o estudante ribamarense com direito a meia-passagem no transporte coletivo municipal e intermunicipal; no transporte alternativo, além de garantir meia-entrada em eventos culturais de qualquer natureza em todo Maranhão e em qualquer outro Estado do país, foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Transporte e contou com a presença do prefeito Luís Fernando Silva (PFL), do deputado Max Barros (PFL), do presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Francisco Moraes (PP), e de representantes de lideranças estudantis e políticas do município

Foram entregues pela Prefeitura ribamarense um total de oito mil carteiras. O documento foi confeccionado com recursos próprios da administração pública municipal. A confecção gratuita é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura ribamarense, Federação dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Fesma) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ribamar (Umes).

No convênio, o governo municipal comprometeu-se em confeccionar o documento, desde que as entidades não cobrassem nenhum valor para expedi-lo aos estudantes. Caberá as entidades a tarefa de distribuí-los à classe estudantil.

Estudantes da rede municipal, estadual, comunitária e de universidades foram beneficiados com a carteira. A única exigência feita no momento do cadastramento foi que o estudante apresentasse qualquer documento comprovando que ele é morador de Ribamar.

"O prefeito Luís Fernando prometeu e cumpriu. Os estudantes de Ribamar, pela primeira vez na história, estão tendo a oportunidade de desfrutar do benefício de uma carteira estudantil sem ter que pagar nada", comentou a presidente da Fesma, Ana Paula Ferreira.

Para o deputado Max Barros, a confecção gratuita do documento demonstra, mais uma vez, o interesse da Prefeitura ribamarense de continuar investindo no setor da educação. "Luís Fernando é um educador e sabe da importância de se investir neste setor. Confeccionar as carteiras sem onerar o estudante é um ato que deve receber aplausos de toda a classe política maranhense".

Em seu pronunciamento, o prefeito Luís Fernando disse que estava satisfeito em ter conseguido cumprir o acordo firmado com a classe estudantil. "Mesmo sem muitos recursos, assumimos a tarefa de confeccionar estes documentos. Fizemos isso porque os estudantes ribamarenses merecem. Quero também ressaltar o papel importante da Câmara Municipal de Ribamar que aprovou o projeto do Executivo", afirmou.

Estado deve autorizar a liberação das carteiras

As oito mil carteiras estudantis metropolitanas gratuitas foram encaminhadas, ainda na tarde desta sexta-feira (dia 27), para a Secretaria Estadual de Infra-Estrutura. De acordo com o que reza o decreto estadual nº 21.342/05, cabe ao órgão autorizar a liberação dos documentos para as entidades estudantis.

- A distribuição das carteiras aos estudantes metropolitanos será executada pelo governo do Estado, através da superintendência de Transporte da Sinfra, que realizará tal tarefa após análise do cruzamento de dados entre as informações cedidas pelas escolas e universidades com os cadastrados realizados pelas entidades - diz o artigo 5º do decreto.

- Nós e as entidades estudantis cumprimos a nossa parte. Esperamos que o Estado autorize, o mais rápido possível, a liberação das carteiras, visto que, os estudantes ribamarenses necessitam e muito deste benefício - disse Luís Fernando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.