Pescadores de Ribamar participam de curso de capacitação

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h35

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Teve início nesta segunda-feira, a terceira e última etapa do Curso de Formação de Aquaviários – módulo Especial (CFAQ-E) – na cidade balneária de São José de Ribamar. Noventa e um pescadores ribamarenses estão participando da iniciativa, que tem como objetivo melhorar a segurança aquaviária na baía de São José, por meio da capacitação dos pescadores.

Com a realização da terceira etapa do CFAQ-E, o município de Ribamar encerrará o ano com um total de 228 pescadores capacitados e habilitados.

A primeira etapa resultou na capacitação de 57 pescadores. Na segunda etapa, 80 pescadores foram capacitados.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura ribamarense e a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), o CFAQ-E está sendo realizado nas dependências da Liga Esportiva, localizada no centro da cidade balneária.

Os pescadores estão tendo a oportunidade de aprender noções de segurança da navegação, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, dentre outros itens. Após a conclusão do curso, que será realizado até a próxima sexta-feira (dia 21), os pescadores, além do certificado, receberão a Carteira de Inscrição e Registro (CIR), documento emitido pela Diretoria de Portos e Costas, que torna o pescador habilitado a navegar em qualquer lugar do país.

"A Prefeitura de Ribamar foi o pioneira no Maranhão no que diz respeito a solicitar este tipo de curso. Isso demonstra o interesse o Executivo Municipal em trabalhar para melhorar a segurança aquaviária na baía de São José", afirmou o capitão dos Portos do Maranhão, Luiz Augusto Freitas.

As provas escrita e oral serão aplicadas pelos instrutores da Capitania nesta sexta-feira. A entrega dos certificados e das Carteiras de Inscrição e Registro acontece durante cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira (dia 24) na Liga Esportiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.