Pescadores começam curso de capacitação

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h35

SÃO LUÍS - Começa nesta segunda-feira (17) a terceira e última etapa do Curso de Formação de Aquaviários – módulo Especial (CFAQ-E). Ao todo, 80 pescadores ribamarenses terão a oportunidade de aprender noções de segurança da navegação, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, dentre outros itens.

A capacitação é uma parceria da Prefeitura de São José de Ribamar e a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).

Após a conclusão do curso, que será realizado até o dia 24 deste mês na sede da Liga Esportiva Ribamarense, localizada no Centro da cidade balneária, os pescadores, além do certificado, receberão a Carteira de Inscrição e Registro (CIR), documento emitido pela Diretoria de Portos e Costas, que torna o pescador habilitado a navegar em qualquer lugar do país.

O curso de capacitação beneficiará 217pescadores. A primeira etapa resultou na capacitação de 57 pescadores. Na segunda etapa, 80 pescadores foram capacitados.

"A Prefeitura de Ribamar foi o pioneira no Maranhão no que diz respeito a solicitar este tipo de curso. Isso demonstra o interesse o Executivo Municipal em trabalhar para melhorar a segurança aquaviária na baía de São José", afirmou o capitão dos Portos do Maranhão, Luiz Augusto Freitas.

Para o prefeito Luís Fernando Silva (PFL), o curso de capacitação é uma ferramenta fundamental para disciplinar o tráfego de embarcações na baía de São José. Luís Fernando reafirmou o seu compromisso de continuar desenvolvendo ações visando melhorar a segurança aquaviária no município.

"Além do apoio fornecido à Capitania no sentido de regularizar a documentação das embarcações de nossa cidade, o governo municipal está tentando viabilizar material de salvatagem para os barcos da nossa cidade", disse o prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.