Encerrada segunda etapa de Curso para Pescadores de São José de Ribamar

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h35

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Prefeitura de São José de Ribamar e a Capitania dos Portos do Maranhão encerraram, na tarde desta segunda-feira, a segunda etapa do Curso de Formação de Aquaviários –módulo Especial (CFAQ-E).

Além do certificado de conclusão do curso, oitenta pescadores ribamarenses receberam, durante a solenidade realizada na sede da Liga Esportiva Ribamarense, a Carteira de Inscrição e Registro (CIR), documento emitido pela Diretoria de Portos e Costas, que torna o pescador habilitado a navegar em qualquer lugar do país.

Está foi a segunda turma de pescadores ribamarenses capacitada por meio do curso. Em setembro, cinqüenta e sete pescadores participaram da iniciativa, que tem como objetivo melhorar a segurança da navegação na baía de São José. A terceira e última etapa terá início no próximo dia 17 e será encerrada no dia 24. Outros oitenta pescadores da cidade balneária participarão desta terceira etapa.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luís Fernando Silva (PFL) reafirmou o compromisso da administração pública municipal em continuar desenvolvendo ações visando disciplinar o tráfego aquaviário na baía de São José. "Estamos fornecendo todo o apoio para Capitania no sentido de regularizar a documentação das embarcações de nossa cidade. Também estamos tentando viabilizar material de salvatagem para estes barcos", disse.

O capitão dos Portos do Maranhão, Luiz Augusto Freitas, voltou a elogiar o incentivo dado pela Prefeitura ribamarense ao trabalho de capacitação dos pescadores. De acordo com ele, o município de São José de Ribamar, por meio da sua Prefeitura, foi o primeiro a solicitar o CFAQ-E este ano. "Isso demonstra o interesse do prefeito Luís Fernando em melhorar a segurança aquaviária", comentou.

Os oitenta pescadores que participaram da segunda etapa do curso tiveram a oportunidade de aprender noções de segurança da navegação, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, dentre outros itens. As aulas foram ministradas por inspetores da Capitania. Além do espaço físico, a Prefeitura ribamarense disponibilizou material didático e alimentação para os alunos e inspetores.

Ao final do curso, os pescadores foram submetidos, de forma individual, a uma avaliação oral. "Estou muito satisfeito de ter participado do curso. Me sinto, mais do que nunca, preparado para desenvolver a minha profissão", afirmou o pescador João dos Santos, que obteve a maior nota na avaliação oral.

A solenidade também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Francisco Lazaro (PP), e dos secretários municipais José de Ribamar Monteiro (Defesa Social) e Isaac Buarque de Holanda (Agricultura).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.