São José de Ribamar comemora 53 anos de emancipação

Serão realizadas inaugurações de obras, além de ato ecumênico e show na Concha Acústica.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h36

SÃO LUÍS - O município de São José de Ribamar completa neste sábado 53 anos de emancipação. Para comemorar a data em grande estilo, a Prefeitura ribamarense organizou uma vasta programação composta de inaugurações de obras e show cultural na concha acústica.

Ao todo, serão inauguradas quatro obras, custeadas pela administração pública municipal, de extrema importância para o desenvolvimento do município e que irão melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da cidade balneária.

A maratona de inaugurações, que será comandada pelo prefeito Luís Fernando Silva (PFL), terá início às 16h na unidade básica de saúde Dr. Balbino, localizada entre as Vilas Roseana Sarney e São José. Haverá ainda culto ecumênico e à noite, show com a banda Carcará na concha acústica.

História

O município de São José de Ribamar, antes de tornar-se cidade, foi outrora uma grande tribo de índios gamelas, que habitavam também os locais de São José dos Índios, Caúra, Itaparapéua, Sítio do Apicum.

Foi colonizado por missionários e religiosos da Companhia de Jesus. Em 1624, o lugar recebeu a visita do governador Francisco Coelho de Carvalho, que autorizou doações de terras a colonos que quisessem morar e fazer dali uma colônia.

No dia 16 de dezembro de 1627, deu-se a fundação como Vila. No dia 07 de junho de 1755, foi concedido um alvará que restituía aos índios a liberdade de pessoa e direito para a subsistência dos selvícolas e para a fixação de 100 casais no local.

O governador Gonçalo Pereira Lobato e Souza chamou a sua presença o padre José Vellez Vidigal e declarou-lhe conforme o alvará que doravante aquelas terras pertenciam aos índios.

No dia 02 de julho de 1757, aconteceu a emancipação da vida política do lugar. Em 1759, o padre José Morais registrava que, no lugar, já havia 12 mil pessoas residentes.

No dia 29 de abril de 1835, foi assinada a Lei nº 007 pelo presidente da Província do Maranhão, Antônio Pedro da Costa Ferreira, confirmando a criação de vila o lugar de São José de Ribamar.

Mas no ano de 1839, a Vila São José de Ribamar foi saqueada pela revolta da Balaiada, perdendo com isso parte importante do seu patrimônio.

Em 1892, o governador Manoel Ignácio Befort Vieira assina a Lei nº 19 de 15 de outubro sobre a organização administrativa de Justiça Penal da Vila São José.

Em 1898, a Vila São José volta a ser incorporada ao 3º Distrito de São Luís. O progresso avançava e a Vila já possuía 19 casas de alvenaria cobertas de telhas.

Em 1900, a Vila já convertida em arraial, já era possuidora de 29 casas de telhas e muitas palhas.

Em 1913, o arraial foi elevado ao grau de Vila e Município pela Lei nº 636 de 11 de março.

Por atos e disposições constitucionais e transitórias do Estado, no dia 28 de julho de 1947, o interventor do Maranhão, Paulo de Sousa Ramos, restitui a categoria de Vila e extingue o município de São José de Ribamar, passando a ser distrito de São Luís.

Em 1954, com a criação de comarca, foi realizada a primeira eleição para prefeito em São José de Ribamar, sendo eleito Amadeu Freitas Filho.

Prefeitos

1954 – Amadeu Freitas Filho

1959 – Diomedes da Silva Pereira

1965 – José Joaquim da Silva (faleceu pouco tempo depois de acidente automobilístico, assumindo em seu lugar o vice-prefeito Iomar Pereira)

1969 – Alberto Wadi Chames Aboud

1972 – José de Ribamar Morais Silva

1977 – João Alves da Silva

1983 – José Câmara Ferreira

1988 – Maria das Neves dos Santos Nascimento

1992 – Júlio César de Sousa Matos

1996 – José Câmara Ferreira

2000 – José Câmara Ferreira

2004 – Luís Fernando Silva

Programação

16h – Inauguração da Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo Balbino – entrada das Vilas Roseana Sarney e São José.

16h30 – Inauguração do Centro de Referência em Assistência Social/Casa da Família (CRAS) – bairro São Raimundo.

17h – Inauguração das obras de recuperação e iluminação pública da Travessa e Rua Bom Jesus, Rua do Mangue e Travessa da Liberdade.

17h30 – Inauguração da 1ª Escola Municipal para portadores de necessidades especiais (APAE – São José de Ribamar) – bairro Moropóia.

18h – Inauguração das obras de reforma do prédio da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar.

18h30 – Culto Ecumênico na praça do Centro de Cultura – em frente à sede da Prefeitura Municipal.

21h – Show na concha acústica com a banda Carcará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.