Diminui o registro de casos de dengue em Ribamar

Uma resultado considerado bom, segundo o Ministério da Saúde.

De Brasília para São José de Ribamar , Rafaela Bri

Atualizada em 27/03/2022 às 14h37

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Foram registrados em São José de Ribamar 87 ocorrências de dengue de janeiro a agosto. Uma resultado considerado bom, segundo o Ministério da Saúde. Isso porque a cidade tem uma população grande, cerca de 126 mil moradores. Mas as atividades de combate a dengue não podem parar. Em outubro, vai ser feito o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti.

Além de São José de Ribamar, o método vai mapear em outros 169 municípios, os bairros mais infectados pelo mosquito. Assim a prefeitura poderá realizar ações focadas nessas localidades mais propícias à proliferação da doença. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica como esse levantamento vai funcionar na prática.

A idéia é que essa informação seja disseminada para a sociedade. Essa metodologia, ela permite cada município saber exatamente quais são os bairros que têm alto grau de infestação. Então, isso divulgado pela imprensa local e pela Prefeitura pode alertar os moradores daquele bairro que ali está um risco para haver epidemia de dengue. E, ao mesmo tempo, permite orientar as ações da Prefeitura de maneira focalizada para fazer mutirão extra de lixo, para mobilizar a rede escolar, as igrejas, as ações comunitárias, para que a gente elimine este risco potencial.

Entre 2003 e 2004, 27 mil profissionais de saúde em todo o Brasil foram capacitados para atuar nas ações de controle do mosquito e assistência aos pacientes. E no dia 26 de novembro acontece em todo o Brasil o Dia D de Combate à Dengue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.