Festival de Literatura será lançado nesta segunda em Ribamar

O Festival acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Confira a programação.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h39

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Nesta segunda-feira, às 16h, no restaurante Miramar (ao lado da concha acústica), será lançado no município o festival GEIA de Literatura, uma parceria entre a Prefeitura ribamarense e o Instituto GEIA. Durante três dias – 24, 25 e 26 de agosto – os estudantes e a comunidade em geral terão a oportunidade de conviver de perto com figuras ilustres da literatura maranhense e nacional, como José Sarney, Jomar Moraes, Augusto Cassas, entre outros, além de participar de uma vasta programação educativa e cultural.

O festival GEIA de literatura será realizado a cada ano, na última semana de agosto, em São José de Ribamar. A cidade foi escolhida como cenário ideal para sediar este importante evento de valorização e divulgação da literatura maranhense por ser famosa por suas praias e pelo santuário consagrado ao Santo dos maranhenses.

Intelectuais, escritores, romancistas, cronistas e poetas estarão em contato direto com estudantes, professores e com a população em geral, participando de palestras, debates, exposições, feira de livros e oficinas literárias.

A programação educativa e cultural será realizada simultaneamente nas escolas Diomedes Pereira, colégio Patronato, igreja Matriz, Casa Paroquial e no restaurante Miramar. Na praça do santuário religioso será montada uma feira de livros, onde os estudantes poderão ter acesso a uma diversificada coleção literária. Também na praça do santuário estará instalado o carro biblioteca.

Um dos pontos altos do festival acontecerá no dia 26. Sebastião Moreira Duarte, José Sarney, Joaquim Itapary e Antônio Martins proferirão palestra sobre o tema "A língua, a palavra, a leitura, a escrita – origem e uso da linguagem, arte da comunicação, ler e escrever, linguagem com sotaque maranhense".

O festival GEIA de literatura também abriu espaço para os escritores e poetas ribamarenses, como Antônio Miranda, Marli de Jesus e João de Deus.

Parati em São José de Ribamar

O festival GEIA de literatura em São José de Ribamar está sendo organizado com base no festival literário de Parati, que este ano chegou a sua segunda edição. "Nossa idéia era disseminar a literatura maranhense em um município com as mesmas características de Parati. Além das belezas naturais, Ribamar possui uma vasta gama de escritores, poetas e historiadores", explicou o presidente do Instituto GEIA, Jorge Murad.

Organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2000, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de entidades que praticam o trabalho voluntário, e para o desenvolvimento de projetos voltados ao exercício da cidadania, o Instituto GEIA oferece novas oportunidades de promoção do livro e seus autores, somando-se aos esforços que visam fortalecer e incentivar o uso da linguagem e da escrita como formas de expressão primária e universal.

Confira a programação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.