Mutirão de limpeza no combate à dengue em São José de Ribamar

A campanha teve início nesta quarta-feira (6) e vai até sábado (9).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h42

SÃO LUÍS - Teve início nesta quarta-feira, em São José de Ribamar, o mutirão de limpeza nos bairros localizados no centro do município. O mutirão e outras atividades educativas que serão realizadas até o próximo sábado (dia 9) fazem parte da programação da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, e está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Agentes de saúde, da Dengue e voluntários percorreram, na manhã e tarde desta quarta-feira, diversas casas localizadas nos bairros Olho D´Água, Cruzeiro, Vieira, São Benedito, Outeiro, Moropóia, Campina, São Raimundo e Jota Câmara distribuindo sacos plásticos de lixo e recolhendo materiais, como garrafas e pneus velhos, que servem como ambiente de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

"O objetivo principal é controlar o avanço de casos de Dengue no nosso município. Só conseguiremos isso realizando ações de conscientização dos moradores", afirmou o prefeito Luís Fernando Silva (PFL).

A região central de Ribamar foi escolhida como foco das atividades devido ao fato de apresentar índice de infestação predial igual a 2%. O recomendado pelo Ministério da Saúde é de que este índice não ultrapasse a casa de 1,5%.

As atividades educativas terão continuidade nesta quinta (dia 7) e sexta-feira (dia 8) nos bairros situados na região central. Além da distribuição de sacos plásticos de lixo e recolhimento de garrafas e pneus velhos, por exemplo, caminhões compactadores da Limpel, empresa responsável pelo gerenciamento do setor de limpeza pública na cidade, estarão percorrendo toda região central intensificando o trabalho de recolhimento de lixo.

Mutirão

A Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue em São José de Ribamar termina neste sábado com a realização de uma vasta programação cultural e educativa no bairro da Tondela.

A programação terá início a partir das 9h com a exibição de teatro sobre o perigo da doença, panfletagem, exposição de materiais educativos (contendo informações sobre os sinais e sintomas da doença, fases do ciclo evolutivo do mosquito com visualização através de microscópio), exposição de materiais para captura do mosquito e eliminação do vetor. Agentes de saúde, da Dengue, voluntários e funcionários da Limpel também estarão realizando o trabalho de recolhimento de lixo em casas abandonadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.