Tradicional Lava-Bois em Ribamar será neste domingo

O tradicional Lava-Bois, de acordo com os mais antigos da cidade balneária, chega a sua 52ª edição.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h42

RIBAMAR - Neste domingo (dia 03) o município de São José de Ribamar será invadido por milhares de pessoas que terão um único objetivo: despedir-se da temporada junina 2005. É o tradicional Lava-Bois que, de acordo com relatos de moradores antigos da cidade balneária, chega este ano a sua 52ª edição.

A previsão da Polícia Militar e da Prefeitura de São José de Ribamar, organizadora do evento, é de que mais de 60 mil pessoas compareçam ao município. Estão sendo esperados para a festa mais de 20 grupos de Bumba-Boi.

Este ano, o Lava-Bois tem algumas novidades. A primeira delas é o novo trajeto que os batalhões de matraca terão que percorrer. Até o ano passado, os bumba-bois percorriam a avenida Gonçalves Dias e se concentravam (brincavam ou guarneciam) no bairro da Tondela. No entanto, uma solução alternativa teve que ser encontrada devido a uma decisão judicial que proibiu a utilização do espaço para a realização de arraiais e eventos afins.

O novo percurso compreende a avenida Gonçalves Dias, rua Grande, bairro da Campina até chegar no arraial da orla marítima, local onde será realizada a concentração dos batalhões.

Outra novidade diz respeito a organização preparada pela prefeitura ribamarense para garantir que a festa transcorra de forma tranqüila. Um forte esquema de segurança foi montado em parceria com a Polícia Militar. Mais de 250 homens – entre policiais militares, guardas municipais e seguranças contratados – estarão trabalhando durante todo o dia.

O atendimento médico também estará garantido. Além da Unidade Mista São José de Ribamar, localizada no bairro do Moropóia, o hospital Onório Gomes, situado na praça da Matriz, estará funcionando em regime de plantão. Ambulâncias da prefeitura e do Corpo de Bombeiros estarão disponíveis em pontos estratégicos da cidade. "Estamos dando todo o incentivo a esta grande festa, que é uma das maiores do nosso Estado", afirmou o prefeito Luís Fernando Silva (PFL).

O trânsito na cidade balneária sofrerá algumas modificações (ver box) em função da festa. Além do percurso alternativo que dará acesso ao município, o quantitativo de ônibus e vans foi aumentado por solicitação da administração municipal. Mais de 40 coletivos e cerca de 80 vans estarão fazendo linha para a cidade durante a realização do Lava-Bois.

Um atenção especial foi dada pela prefeitura ao comércio informal. Durante está última semana, foi realizado o processo de credenciamento, dando prioridade aos informais que residem em São José de Ribamar.

A medida foi uma forma de incentivar a economia do município, além de beneficiar os comerciantes ribamarenses. "Todos os barraqueiros aprovaram a iniciativa. Afinal, todos os anos centenas de ambulantes vinham de fora sem pedir permissão nenhuma", avaliou o presidente da Associação de Barraqueiros de Ribamar, Adailton Sousa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.