1.472 casais oficializarão a união hoje

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h44

SÃO LUÍS - Cerca de 10 mil pessoas deverão participar, hoje, às 17h, da solenidade de casamento comunitário que será realizada na Concha Acústica do Santuário de São José.

Durante a solenidade, mais de 100 juízes vão oficializar a união de 1.472 casais dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. A cerimônia está sendo organizada pela juíza Teresa Cristina de Carvalho Mendes, em parceria com a prefeitura municipal.

A juíza Teresa Cristina explicou que o objetivo do casamento é regularizar a relação de centenas de pessoas que vivem juntas há muito tempo e que por uma série de razões nunca se casaram.

“O casamento facilita a comprovação da relação das pessoas e valoriza a família como principal instituição social”, frisou.

Teresa Cristina informou que a demanda superou a expectativa e que após o encerramento das inscrições, muitas pessoas procuraram o Fórum de São José de Ribamar com o objetivo de se inscrever.

A magistrada ressaltou o apoio que recebeu da Prefeitura de São José de Ribamar e afirmou que sem a participação do Executivo local, as dificuldades para realização da solenidade seriam maiores.

A juíza Teresa Cristina informou que entre os convidados confirmaram presença na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Mílson Coutinho, o senador Edison Lobão, a deputada federal Nice Lobão, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim, o prefeito municipal Luís Fernando Silva, entre outros.

Preparativos

Ontem, o dia foi dedicado aos preparativos finais para o casamento comunitário. Na Concha Acústica, dezenas de funcionários cedidos pela Prefeitura Municipal realizaram a decoração, podaram as árvores e montaram o palco onde a solenidade será presidida.

Além de terem suas relações regularizadas, os casais vão concorrer a vários brindes como poupança, ventiladores, camas, fogões, diárias em motel, ferro elétrico entre outros, todos doados pela comunidade.

A secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Juventude, de São José de Ribamar, Eliane Silva, disse que a Prefeitura apoiou a iniciativa desde o início das inscrições e está participando diretamente dos preparativos finais.

“A família é o núcleo social mais importante e o casamento fortalece a sociedade, por essa razão, a prefeitura apoiou de imediato a iniciativa da juíza Teresa Cristina”, afirmou ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.