Sancionada lei da meia passagem para estudantes em São José de Ribamar

A cerimônia de sanção será realizada neste sábado, às 16h, na sede do município.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h45

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Agora é oficial. Os estudantes de São José de Ribamar terão direito a meia passagem no transporte coletivo urbano e semi-urbano e meia entrada em eventos culturais a partir desta próxima semana.

A lei que institui a meia passagem e meia entrada e cria a carteira de identificação estudantil será sancionada neste próximo sábado (dia 14) pelo prefeito Luís Fernando Silva (PFL).

A cerimônia de sanção será realizada na praça do Cruzeiro (sede do município), às 16h.

Na oportunidade, Luís Fernando também irá sancionar outras três importantes leis -- lei que institui a gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano e semi-urbano para idosos e portadores de necessidades especiais; lei que regulamenta o serviço público de transporte alternativo de passageiros; lei que institui o serviço público de transporte individual de passageiros em táxi.

Os quatro projetos de lei são todos de autoria do Executivo Municipal e foram aprovados pela Câmara Municipal de Ribamar no mês passado.

A meia passagem no transporte coletivo urbano e semi-urbano de Ribamar era uma das principais reivindicações dos estudantes da cidade balneária. O direito foi garantido através da criação da carteira de identificação estudantil, que será totalmente custeada pela prefeitura ribamarense.

Terão direito a meia passagem e meia entrada estudantes matrículados em qualquer nível de ensino de escolas e universidades públicas ou particulares.

A lei da gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano e semi-urbano beneficiará maiores de 65 anos, portadores de necessidades especiais (físicos, mentais e sensoriais), maiores de 60 anos e menores de 65 anos com renda mensal familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo, além de agentes da Semtrans (Secretaria Municipal de Transporte), policiais, bombeiros militares e oficiais de Justiça e de Promotoria, desde que estejam de serviço.

As leis que regulamentam o transporte alternativo e o serviço de táxi também eram reivindicações antigas dos motoristas de vans e taxistas e se faziam necessárias para combater a clandestinidade nestes dois setores.

Antes da cerimônia de sanção das quatro leis será realizada uma grande carreata, que sairá às 14h da Maiobinha, na MA-201 (em frente ao posto Texaco) em direção ao município.

"Para comemorar os avanços proporcionados com a sanção destas leis, iremos realizar uma grande festa em nosso município. Não é administração pública que está de parabéns, mas sim o povo de Ribamar", afirmou Luís Fernando.

Carteiras Gratuitas

A carteira de identificação estudantil terá validade também no município de São Luís. Ela poderá ser solicitada na Semtrans de forma gratuita.

Basta apenas que o estudante ribamarense apresente qualquer documento comprovando que ele esteja devidamente matrículado no ensino fundamental, médio ou superior de instituições públicas ou privadas.

A carteira que garante a gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano e semi-urbano para idosos e portadores de necessidades especiais também estará sendo emitida de forma gratuita na Semtrans. O beneficiário deverá apresentar apenas documentos pessoais – carteira de identidade ou certidão de nascimento.

A vistoria e o pagamento de taxas para os motoristas de vans e taxistas que terão que regularizar os seus veículos são procedimentos que também deverão ser efetuados na SeMtrans.

Serão exigidos os documentos do proprietário e de seu veículo. Apenas a troca de placa será feita no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.