SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A cidade balneária de São José de Ribamar, distante 30 Km da capital, ficou pequena ontem para receber os milhares de foliões que foram dar adeus à folia de Momo no tradicional Carnaval Lava-Pratos. Uma das novidades deste ano foi que a ampliação da festa para dois dias pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com a apresentação de escolas de samba, blocos organizados e animação com bandas.
O ponto alto da festa ontem foi o arrastão do Bicho Terra, que sacudiu a multidão ao longo da avenida Gonçalves Dias, principal via do município, onde foi montado o circuito de rua. Os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão “levantaram” os foliões, que desde cedo aguardavam a passagem do Bicho Terra e suas músicas, que já são sucessos consagrados no Carnaval maranhense.
Da porta das casas, das sacadas ou seguindo atrás do trio elétrico a ordem era não ficar parado. A professora Rilza da Silva Rosa disse que o Carnaval de São José de Ribamar teve muita animação e beleza. Junto com os filhos ela foi às ruas da cidade para ver de perto o arrastão do Bicho Terra e disse que não se decepcionou. “Está muito bonito”, relatou.
Na orla marítima a festa foi animada pelas bandas Bandidara, Energia, Carcará e a cantora Fabrícia em cima do Trio Ilha. Os milhares de foliões que foram ao local não pararam um só instante e dançaram até a madrugada de hoje. O estudante Alberto Mendonça disse que não dá para ficar em casa quando chega o Carnaval Lava-Pratos. “Há dois anos venho para São José de Ribamar encerrar com chave de ouro o Carnaval e com certeza não poderei perder o próximo ano”, declarou o estudante.
De acordo com o coordenador da festa na orla marítima, Nelson Weber Júnior, foram dois dias de Carnaval Lava-Pratos que contou com a participação maciça do público. “Este ano o prefeito Luís Fernando Silva revitalizou o Carnaval de rua e investiu pesado no Lava-Pratos, o que trouxe para a cidade a presença de muitos turistas”, comentou o coordenador. Nelson Júnior destacou que mais de 150 mil pessoas passaram pela orla marítima para se divertir.
Para garantir a tranqüilidade dos foliões nos dois dias de Carnaval Lava-Pratos, cerca de 800 policiais militares e mais 200 homens contratados pela Prefeitura trabalham na segurança. Além disso, em vários pontos da MA 201 foram montadas barreiras com o propósito de inibir os condutores mais afoitos e evitar acidentes por uso excessivo de bebida alcoólica.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.