Presidente de Associação Rural é acusado de invadir área agrícola

Trabalhadores rurais denunciam que lotes destinados para produção são vendidos por R$ 25.

Marcos Aranha - Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h19

SÃO LUÍS - Os trabalhadores rurais da Associação de Produtores do Povoado de São Braz dos Macacos, em São José de Ribamar, estão acusando o presidente da associação, Ney Sodré, de promover a prática de grilagem nas terras da associação.

Sodré estaria dividindo a área em vários lotes, para vender cada um pelo valor de R$ 25. Os compradores irregulares, segundo os produtores, estariam chegando no local e destruíndo todas as plantações de mandioca da Associação, alegando que são proprietários dos terrenos.

- Ele não pode continuar com isso porque nossa organização não é desconhecida. O governador José Reinaldo já garantiu apoio para a nossa produção. Agora chega o próprio presidente da Associação e faz uma coisa dessas com a gente - desabafou um produtor da associação.

Ontem, um grupo formado por membros da Associação Rural de São Braz dos Macacos esteve na Assembléia Legislativa, para pedir apoio aos parlamentares para a solução do problema. O deputado estadual Domingos Dutra (PT), inclusive já participou como advogado de uma ação de reintegração de posse na região de São Braz dos Macacos:

- Em 2000, eu fui a uma audiência na comarca de Ribamar, junto com Ney Sodré, para responder a um processo de reintegração de posse impetrado pela empresa Gás Butano. Na época, a empresa alegava ser proprietária da área, e nós conseguimos devolvê-la aos trabalhadores rurais. É muito triste para mim saber que o homem que lutou junto comigo pela reintegração da área agora utiliza essa mesma terra em proveito próprio - disse Domingos Dutra.

Logo mais, às 10h, será realizada uma reunião na Gerência de Patrimônio da União para tentar solucionar o impasse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.