Ribamar deve receber mais de 50 mil foliões

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 15h22

SÃO LUÍS - Começou hoje em São José de Ribamar o carnaval fora de época mais tradicional do Maranhão. É o Lava Pratos, que teve início às 16h, e promete se extender até a madrugada de domingo (09).

Para a folia foram chamados dois trios elétricos, dois mini-trios e duas bandas. As apresentações também serão realizadas em três palanques, que foram montados especialmente para o Lava Pratos. Dois deles estão na orla marítima, e o terceiro fica no Centro da cidade. Uma decoração especial para a festa já pode ser vista pelas ruas da cidade.

A Polícia Militar vai disponibilizar um efetivo de 900 policiais, que vão se revezar no sábado e no domingo. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) garantiu que a fiscalização será intensa nas estradas que ligam São Luís a São José de Ribamar, durante todo o final de semana.

Origem - A origem do carnaval de Lava Pratos tem duas versões diferentes. Muitos garçons que trabalham por lá dizem que a festa foi criada para que eles pudessem brincar depois da folia oficial, que eles passavam trabalhando na maior parte do tempo.

Outra história conta que o Lava Pratos foi criado há 58 anos, por um grupo de amantes do carnaval que até hoje mora na cidade. A verdadeira origem do Lava Pratos pode até estar indefinida, mas a folia deste final de semana está mais do que confirmada.

CONDIÇÕES PRECÁRIAS - São Luís tem 4.200 imóveis que fazem parte do acervo tombado pelo patrimônio histórico. Destes, cerca de 2% estão em situação de risco.

Segundo a sub-gerência de Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão, 25 prédios apresentam problemas. A gerência vai acompanhar os trabalhos da perícia, e mediante ao laudo pericial, vai tomar as medidas cabíveis para apontar os responsáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.