Resultado da Mostra Ribamarense de Poesia

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Cleomadson Maurílio foi o vencedor da I Mostra Ribamarense de Poesia, ocorrida na última sexta-feira, dentro do Projeto Sexta Poética, no Palco Reynaldo Faray do Palacete Gentil Braga, no DAC-UFMA.

Uma platéia pequena, mas participativa e empolgada prestigiou e votou nos poemas concorrentes e venceu “Dos milagres do povo”, que foi brilhantemente interpretado por Lívia Amaral, que também é cantora e que abriu a mostra interpretando “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento.

O professor João de Deus, organizador da mostra, estava satisfeito pelo simples fato de a mesma ter acontecido, apesar das enormes dificuldades encontradas, o que quase levou a seu adiamento. O clima de eleição também prejudicou, na medida em que se percebeu que muita gente deixou de comparecer em virtude de estar viajando ou trabalhando em campanhas eleitorais.

Cleomadson Maurílio destacou o clima descontraído da mostra, o que deixou os participantes bem à vontade. De um modo geral, todos os intérpretes se saíram muito bem. A premiação foi um troféu oferecido pelo DAC e R$ 50,00 conseguidos pelo professor João de Deus. Quites de livros e CDs e certificados de participação também foram oferecidos pelo DAC, que serão entregues oportunamente.

Destaque para as participações de Eudes Amorim, Rubem Silva, Jane Mary e José Ribamar. E para as participações especiais de Marinete e do próprio João de Deus, que leu poemas de estudantes universitários realizados em duas oficinas: uma nacional, durante o VI ENEARTE e outra local, durante o Encontro de Estudantes de Pedagogia da UFMA, ambas ano passado.

Foram lidos ainda trechos de seu diário, escritos em 1990, em São Paulo e que deverá ser publicado como livro ano que vem, com o título “Memórias do Caos”. No final, o educador e artista agradeceu a presença de todos e anunciou o próximo evento poético da cidade balneária: trata-se do I Concurso de Poesia Dignidade, Paz e Justiça. Organizado pelo DIPAJUS – Movimento Dignidade, Paz e Justiça de São José de Ribamar.

O concurso acontecerá dia 7 de dezembro próximo, durante o I Encontro Dignidade , Paz e Justiça de São José de Ribamar e distribuirá prêmios em dinheiros e brindes em livros, CDs e outros. As inscrições estão abertas com João de Deus, fone 2241592 e Cleomadson, fone 2242003. O objetivo do concurso é conscientizar a população para os temas da dignidade e da justiça, uma vez que são flagrantes os desrespeitos à dignidade no lugar: como agressões físicas a mulheres, principalmente solteiras por seus namorados e a homossexuais.

A questão da fome na cidade também será um dos temas debatidos durante o I Encontro Dignidade Paz e Justiça de São José de Ribamar, de 6 a 8(dia da justiça) de dezembro próximos, com buscas de alternativas para problemas diversos da cidade. O encontro será apresentado como projeto acadêmico do professor João de Deus, junto ao curso de Mestrado em Educação da UFMA, onde leciona, como trabalho de extensão.

Além de palestras o encontro apresentará peça teatral, exposições de arte, jogos esportivos na praia e lançamento de livro. O tema geral do concurso e do encontro é “A justiça que queremos”. No dia 6 de setembro será lançado o livro com as palestras e depoimentos do I Encontro Juventude, Educação e Cidadania de São José de Ribamar, que foi realizado em março deste ano, na Cripta da Concha Acústica de São José de Ribamar. A comissão organizadora do evento buscará o apoio da OAB, UFMA e Tribunal de Justiça do Estado, para realização do evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.