Romaria dos motoqueiros é o ponto alto do Festejo de Ribamar

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Peregrinações em romarias, missas, batizados, procissões e shows artísticos são as grandes atrações dos dois principais dias de festejo de São José de Ribamar, hoje e amanhã.

Para garantir a segurança dos fiéis, a polícia estará presente com policiamento a pé, montado e motorizado e a Capitania dos Portos fará o controle do tráfego aquaviário com 13 unidades. O transporte dos romeiros está sendo feito por 100 ônibus convencionais, 24 microônibus e 84 vans, ao preço de R$ 1,30 a passagem.

A procissão marítima, com saída do porto do Vieira para o do Barbosa, que começou às primeiras horas de hoje, é a primeira atividade da programação do festejo de São José, que marca ainda celebrações eucarísticas às 6h, 17h e 19h.

Para hoje está prevista também a romaria motorizada, com saída para as 23h do retorno da Forquilha, em que é esperada a participação de cinco mil motoqueiros, que devem chegar ao complexo religioso de São José de Ribamar por volta das 0h de amanhã, onde vão ser recebidos pelo pároco do santuário, padre Bráulio Aires, e por milhares de devotos.

A romaria dos motoqueiros, segundo pesquisadores da festa de São José, como o ministro da eucaristia, José Miranda, é muito antiga, mas durante alguns anos deixou de ser realizada, retornado há cinco anos com bastante força, transformando-se em uma das maiores atrações do festejo.

Paralelo à romaria motorizada, que contará com o auxílio dos batedores da Polícia Militar, acontecerá também a caminhada a pé, feita por fiéis que aproveitam a companhia de outros devotos para agradecer as graças alcançadas e reforçar a fé em São José.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.