IMPERATRIZ - Fé e religiosidade reúnem milhares de fiéis de toda a Região Tocantina no tradicional festejo do povoado Vão do Marco, em honra a Santa da Serra que são realizados desde a última quarta-feira (6) e encerram-se com vasta programação, nesta sexta-feira (15).
O local, conhecido como Serra da Cinta, fica localizado na zona rural, a 52 km do município de São João do Paraíso.
De acordo como o padre Raimundo Brandão, que já foi pároco da Igreja Matriz de São João do Paraiso, vários milagres já foram atribuídos à santa. Atualmente, o local da aparição foi batizado como Santuário de Nossa Senhora da Serra.
História
“Ali, era uma região de pastagens de fazendeiros de Grajaú, Sítio Novo e região da Serra Negra. Os vaqueiros, um dia, ouviram o choro de uma criança perto da serra. Eles procuraram e não viram a criança. Olhando para o alto, avistaram aquela senhora, que não é uma imagem hoje tão nítida, mas que se pode fotografar”, revelou o padre Brandão.
Após a visão da imagem, o choro da criança desapareceu, e os próprios vaqueiros e moradores mais antigos passaram a espalhar sobre o episódio.
Ainda segundo o padre, a aparição se deu há cerca de 100 anos, mas pouco se sabia sobre o assunto. Logo que foi ordenado na Diocese de Carolina, em 1991, padre Brandão passou a pesquisar o assunto por curiosidade até construir um santuário que todos os anos atrai muitos peregrinos.
“Lá, é um morro, igual a uma muralha, fica entre 40 e 50 metros de altura. A gente percebe um vazamento de um lado para o outro e, quando é de tardezinha, a gente vê as nuvens do outro lado da serra que figura como se fosse um ar. É muito bonito”, disse o padre.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora da Serra foi construído em 2003. É um pequeno complexo que inclui uma capela, uma casa com uma estrutura mínima para receber os visitantes. Como o número de pessoas vem aumentando todos os anos, a maioria acaba armando redes e barracas nas imediações do santuário.
O Santuário da Serra fica localizado a 12 mil metros do Distrito de Vão do Marco.
Cavalgada
Outra tradição, nesta época na região, é a Cavalgada. Este ano, foi realizada no dia 10 de agosto e contou com a presença de centenas de cavaleiros e amazonas, de cidades próximas como: São João do Paraíso, Sítio Novo, Porto Franco, Estreito, Lajeado Novo, São Pedro dos Crentes e Grajaú.
Saiba Mais
- Festejo Nossa Senhora Aparecida começa na próxima terça-feira (3), no Cohafuma
- Tradicional festejo de São Benedito tem início em São Luís
- Festejo em honra a São Maximiliano Maria Kolbe é celebrado no bairro Vinhais, em São Luís
- Festejo 2021: comemorações marcam sete anos do Casa d''Arte com feira solidária, shows e exposição
- Festejo de São João Calábria terá início dia 8 de outubro no bairro Cidade Operária
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.