Ameaçado de extinção

VÍDEO: gato-maracajá é flagrado por moradores em avenida no interior do Maranhão

Animal tinha sido atropelado. O motorista fugiu.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Atualizada em 02/01/2024 às 15h23
Gato-maracajá foi avistado no meio de rodovia no Maranhão — Foto: David Cutrim
Gato-maracajá foi avistado no meio de rodovia no Maranhão — Foto: David Cutrim

SÃO JOÃO BATISTA - Um gato-maracajá foi flagrado, por volta das 20h desta segunda-feira (1º), no meio da principal avenida no bairro Paulo VI, no município de São João Batista, interior do Estado. O animal selvagem é conhecido por viver em regiões de floresta.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

No vídeo, postado nas redes sociais mostra o animal que demostra estar assustado, mas não ataca as pessoas.

Na gravação, uma pessoa chama o animal de 'onça pintada', mas, na verdade se trata de um gato-maracajá (Leopardus wiedii), que se parece com uma jaguatirica, mas se diferencia pela cauda mais longa do que seus membros posteriores.

Assista ao vídeo:

De acordo com testemunhas, o animal foi encontrado debilitado, após ter sido atropelado. O motorista, no entanto, fugiu sem prestar socorro.

"Vimos que um carro bateu nele e parecia estar machucado e sangrando um pouco. Para tirá-lo do meio da pista, usamos algumas varas e um papelão pra tentar colocar empurrar ele pra fora da avenida, mas, aos poucos, ele mesmo foi saindo pro mato e foi embora", afirmou o secretário de Meio Ambiente de São João Batista, David Cutrim.

Ainda de acordo com David Cutrim, o animal era comum há algumas décadas no município, mas ultimamente é visto com extrema raridade. No caso do resgate, o ideal seria chamar o Corpo de Bombeiros, mas o município não dispõe do serviço. Caso fosse chamado, poderia demorar dias até chegar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.