Fenômeno meteorológico

Tornado assusta moradores de São João Batista, no Maranhão

Meteorologista explica o que causou o fenômeno.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

SÃO JOÃO BATISTA - No último sábado (23), por volta das 14h, um tornado assustou moradores do município de São João Batista, a 280 quilômetros de São Luís. Pessoas que estavam próximas ao fenômeno registaram, em vídeo, o momento em que a coluna de ar se movimentou até se desfazer completamente. A delegacia da cidade confirmou o que houve, mas não soube dar mais detalhes.

Segundo a meteorologista do Núcleo Geoambiental da Uema, Andréa Cerqueira, o tornado se origina a partir de nuvens de tempestades chamadas de cumulunimbus e pode acontecer em qualquer parte do globo terrestre. Ainda de acordo com ela, o fenômeno registrado em São João Batista, aparentemente se enquadra na escala 0 (F0) com ventos variando de 65 à 116 km/h e se formou porque as condições do tempo estavam favoráveis para isso.

Veja abaixo o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.