Estudioso e esforçado

Estudante maranhense é premiado pelo ITA e considerado 'prodígio' em competição internacional

Valdemiro Brito, de 14 anos, já recebeu diversas premiações e foi medalhista na Mostra Brasileira de Foguetes.

Imirante.com, com informações do g1

Atualizada em 12/09/2023 às 14h50
Estudante maranhense Valdemiro Brito Gomes, de 14 anos.
Estudante maranhense Valdemiro Brito Gomes, de 14 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO BERNARDO - O estudante maranhense Valdemiro Brito Gomes, de 14 anos, está se destacando pela inteligência e já é reconhecido como um 'prodígio' internacionalmente. Valdemiro mora no Povoado Corisco, em São Bernardo, interior do Maranhão.

Atualmente no 8º ano, Valdemiro Brito é estudioso e esforçado. Ele estuda desde a infância na escola U. I. Ver. Rubenito Silva Couto, no Povoado Coqueiro. Dentre as várias conquistas que já teve, a mais recentemente foi o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

"Na escola, ele é o representante das turmas do 6º ao 9º ano e gosta de participar não apenas das atividades curriculares, mas também extracurriculares. Ou seja, não apenas conhecimentos referente às disciplinas, mas de outras coisas fora da escola, como eventos científicos", afirma orgulhosa a Gabrielle Brito, prima do estudante maranhense.

O prêmio é um projeto da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), que seleciona anualmente crianças e adolescentes que sejam destaque em áreas relacionadas a Ciências, Engenharia e Inventividade, em especial a temas ligados ao setor aeroespacial ou tecnológico.

Com a premiação, Valdemiro se tornou embaixador da Associação dos Engenheiros do ITA e poderá conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos.

Desde cedo estudante maranhense é destaque

Acostumado a ajudar o avós em casa, ir à igreja e depois ir para a escola, Valdemiro gosta de estudar e jogar vôlei com os amigos. Na rotina que concilia lazer e estudos, aos poucos o estudante foi de destacando com uma inteligência acima do comum, principalmente na área de exatas.

"O Valdemiro sempre foi muito interessado e estudioso. Uma pena que nós somos de baixa renda e não temos muitas condições de ajudar ele, mas tenho fé em Deus que ele vai chegar onde quer", conta a tia, Maria Odete.

Atualmente, além líder do jornal da escola, Valdemiro ostenta uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes, além de ser um dos participantes do Caça Asteroides, um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que dá a cidadãos voluntários a oportunidade de colaborar com a descoberta de astros celestes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.