MPMA realiza caminhada em Santa Inês para divulgar o combate à violência sexual

Atualizada em 27/03/2022 às 14h02

SÃO LUÍS - O 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será marcado por uma caminhada, partindo às 8h, até a praça da matriz, em Santa Inês. A iniciativa do MPMA faz parte do calendário anual de atividades desenvolvidas pela instituição para combater a violência sexual contra o público infanto-juvenil.

De acordo com a promotora de justiça Núbia Zeile, desde 2004 o MPMA tem desenvolvido ações e campanhas para divulgar o combate a este tipo de violência na cidade. A primeira participação foi realizada na campanha "Não dê carona para a prostituição infantil". Um dos principais focos, segundo a promotora, é divulgar os mecanismos para denunciar os agressores e combater o problema na sua origem.

"A mobilização dos diferentes setores da sociedade depende do estímulo e encorajamento. O MPMA tem um papel importante nesse contexto em Santa Inês". Durante o percurso da caminhada, representantes do Conselho Municipal, Consellho Tutelar vão falar sobre a importância do envolvimento de toda a comunidade na defesa das crianças.

A exploração sexual é uma situação comum no município. Como a cidade é cortada por uma rodovia, a BR 316, o fluxo de caminhoneiros e outros visitantes é intenso, propiciando um ambiente favorável para este tipo de violência. "Além das meninas de Santa Inês já constatamos um fluxo de garotas de outros municípios", explica a promotora.

A promotoria já participou de blitzen, atuando agressores em flagrante, como seis caminhoneiros que estão sendo processados por iniciativa do Ministério Público.

As informações são da Coordenação de Comunicação Social MP-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.