SÃO LUÍS - Ginásio de Esportes João Gambinha, em Santa Inês, foi o cenário nesta quinta-feira, 25, de casamento comunitário promovido pela 3ª vara da comarca em parceria com a prefeitura. Desde o início da tarde, foguetes saudavam os 325 casais que oficializaram união em ambiente festivo, decorado por flores, bolo e mensagens de congratulações afixadas no ginásio. Entre os nubentes, homens e mulheres vestidos a caráter, grávidas, idosos e casais acompanhados por filhos. Ao final da cerimônia - celebrada por 10 juízes - os noivos foram brindados com presentes ofertados por comerciantes locais.
Ao saudar os noivos, o juiz Mário Prazeres Neto ressaltou a importância dos casamentos comunitários que "ao longo dos anos une casais em todo o Estado". Ao lado da luta pela erradicação do sub-registro, os casamentos comunitários se constituem no mais importante evento cívico do Judiciário maranhense, assinalou o juiz. "Esses projetos têm sido continuamente incentivados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Raimundo Freire Cutrim", reconheceu.
A importância do evento foi tema também do discurso do juiz corregedor Josemar Lopes Santos, que representou o corregedor na cerimônia. O magistrado descreveu os casamentos como projeto de grande alcance social, e afirmou que a iniciativa serviu de inspiração para outros estados. O Maranhão está à frente deles devido ao grande número de casamentos consumados. Josemar Lopes Santos destacou o compromisso do corregedor Raimundo Cutrim em dar continuidade ao projeto.
Pela iniciativa e apoio da Corregedoria Geral da Justiça, casais como Manoel Monteiro da Silva, 93 anos, e Maria Vieira Cardoso, 52a, puderam selar união de quatro anos. O noivo vê na oficialização do casamento a garantia legal do futuro da noiva. Com 54 anos de vida a dois, Raimundo do Espírito Santo, 83 anos, e Carmina do Espírito Santo, 72, "casados no padre", 8 filhos, "uns 30 netos" e 18 bisnetos, aproveitaram a ocasião para regularizar judicialmente a união.
O casamento comunitário de Santa Inês foi o primeiro da comarca realizado pelo juiz Mário Prazeres Neto, e teve como convidado, ainda, o desembargador Mário Lima Reis. Foram celebrantes da cerimônia os juízes Mário Prazeres Neto e Luis Carlos Dutra (ambos de Santa Inês), Júlio Prazeres (Bom Jardim), Osmar Gomes (Bacabal), Fernando
Barbosa (Barreirinhas), José Nilo Ribeiro Filho (Bacabal), Gisele Rondon (Zé Doca), Mário Henrique Mesquita Reis (Pindaré), Jerusa Duarte Mendes (Paço do Lumiar) e Marcelo Fontenele Vieira (Pio XVII).
O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Gervásio Protásio dos Santos, representantes da OAB e da Igreja, promotores de justiça e políticos estiveram na cerimônia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.