MP faz inspeção em matadouros de Santa Inês

Ascom MPE

Atualizada em 27/03/2022 às 15h06

SANTA INÊS - A promotora de justiça dos Direitos do Cidadão de Santa Inês, Araceles Lima Ribeiro, tem realizado inspeções periódicas nos matadouros do município. O objetivo é verificar se o animal a ser abatido passou pelo controle sanitário e se dispõe da GTA (Guia de Transporte Animal), cujo documento comprova a vacinação do gado. Com essa medida preventiva, a promotora quer garantir que a população de Santa Inês consuma uma carne de qualidade.

Na primeira visita realizada, a promotora constatou que 12 animais, prestes a serem abatidos, não dispunham da GTA. Com a intervenção da promotora, os criadores, imediatamente, regularizaram a situação, apresentando o documento. “A apresentação da GTA é fundamental, pois com ela temos a certeza de que o animal foi vacinado e está em condições do abate”, acrescentou a promotora. A promotora de justiça explicou que as visitas serão frequentes.

A promotora de justiça adiantou que o próximo passo será uma campanha para alertar sobre os riscos da brucelose. A brucelose é uma zoonose transmitida ao homem por animais contaminados, já que os hospedeiros são o gado bovino, ovelhas, cabras e até coelhos. Araceles Ribeiro disse que é preciso orientar os criadores e os trabalhadores que cuidam do animal sobre como prevenir a doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.