Reanálise

Exame de contraprova descarta surto de malária em Rosário

Segundo o Lacen-MA, nenhum caso reanalisado apresentou resultado positivo.

Imirante, com informações da SES e Prefeitura de Rosário

Atualizada em 11/02/2023 às 08h13
Profissionais fizeram borrifação de inseticida de efeito residual para controle de vetores. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Profissionais fizeram borrifação de inseticida de efeito residual para controle de vetores. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

ROSÁRIO – Uma reanálise descartou os registros de malária na zona rural de Rosário, informados há poucos dias pelo governo do Maranhão. De acordo com notas divulgadas nessa quarta-feira (11), pela Prefeitura da cidade e pela Secretaria de Estado da Saude (SES), as amostras passaram por um novo exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) para confirmação e controle de qualidade.

Segundo a SES, o exame de contraprova derrubou a suspeita de que Rosário enfrentava um surto de malária. Apesar dos resultados negativos, o município tratou logo de adotar as medidas necessárias contra a malária. Todos os pacientes com suspeitas de terem contraído a doença receberam atendimento médico. Entre as ações, houve borrifação de inseticida de efeito residual para controle de vetores.

Além do exame de contraprova, o Lacen enviou coletas à Fundação Evandro Chagas, em Belém (PA), para que haja mais investigações sobre possíveis doenças, conforme diz a nota da Prefeitura de Rosário.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A nota da SES diz ainda, que equipes da Saúde permanecem na cidade para dar apoio aos profissionais locais, já que moradores da zona rural vêm apresentando quadro de febre, fraqueza e dor de cabeça.

No início desta semana, foi informado pelo próprio governo do Estado que haveria um aumento de casos de malária nos povoados de Juçaral e Providência, em Rosário. Contudo, após o exame de contraprova, todos testaram negativo.

(Foto: Divulgação/SES)
(Foto: Divulgação/SES)

São Luís

O Imirante procurou a assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís para saber se na capital houve algum registro da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que não houve registro de casos de malária ou de óbitos pela doença em pessoas residentes em São Luís no ano passado. No corrente ano, não houve registro de casos na capital, até o momento. 

Sintomas, transmissão e prevenção

Os sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. 

A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.