Eleições 2024

Justiça Eleitoral suspende pesquisa para prefeito em Presidente Dutra

Falta de registro da empresa de pesquisa no Conselho Regional de Estatística foi um dos problemas.

Ipolítica

Diversas informações exigidas não foram prestadas no ato do registro
Diversas informações exigidas não foram prestadas no ato do registro (Divulgação)

PRESIDENTE DUTRA - Uma pesquisa eleitoral que seria divulgada na cidade de Presidente Dutra foi suspensa, nesta sexta-feira (14), pela juíza Cristina Meireles, titular da 54ª Zona Eleitoral.

O levantamento foi contratado pelo Sistema Central dos Cocais se Rádio Difusão, e estava sendo realizado pela Agilize Marketing. Mas apresentou “falhas significativas que comprometem sua idoneidade e transparência”, segundo a magistrada, após impugnação formalizada pelo Diretório Municipal do MDB.

De acordo com a juíza do caso, foi identificada, por exemplo, "ausência de informações detalhadas sobre os bairros/municípios e a quantidade de entrevistados, bem como a inconsistência no questionário de escolaridade, são elementos que inviabilizam a verificação da representatividade da amostra e a comparação dos dados com os censos oficiais”.

Meireles também apontou falta de registro da empresa de pesquisa no Conselho Regional de Estatística (Conre-5).

“A falta de registro da empresa no CONRE-5 configura uma irregularidade grave, uma vez que descumpre a legislação específica que regulamenta a atividade de realização de pesquisas eleitorais, pois a empresa não possui a competência legal necessária para a realização da pesquisa, o que compromete a validade dos resultados obtidos”, completou (baixe a íntegra da decisão).

No início da semana, pesquisa do instituto Exata na cidade - divulgada com exclusividade pelo Imirante - mostrou vantagem do atual prefeito, Raimundinho da Audiolar, em todos os cenários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.