Combate a crimes

PF cumpre mandados na Baixada Maranhense em operação contra tráfico internacional de drogas

São cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão em quatro Estados nesta terça (30).

Imirante.com, com informação da Polícia Federal

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Foto: Divulgação/PF.
Foto: Divulgação/PF.

PINHEIRO - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (30), na Baixada Maranhense, a Operação Apachetas, que combate crimes de tráfico internacional de substâncias entorpecentes, associação para o tráfico, lavagem de capitais, e o comércio ilegal de armas de fogo (e munição) na região.

Foto: Divulgação/PF.
Foto: Divulgação/PF.

Os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de cocaína (Peru e Colômbia) com os quais o Brasil faz fronteira. A investigação conduzida pela Polícia Federal no Maranhão teve início em 2017 e, após a realização de inúmeras diligências, foi possível identificar dezenas de envolvidos que constituíram, pelo menos, três associações criminosas com atuação nos Estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.

Foram efetuadas ao todo, até o momento, 17 prisões, três flagrantes de drogas (com apreensão de aproximadamente 10 kg de cocaína), e três flagrantes de armas de fogo.

Durante a investigação policial, foi possível acompanhar a apreensão de aproximadamente 600kg de cocaína, bem como efetuar o desmantelamento de um laboratório próprio para manipulação de drogas (com balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura/refino).

Neste contexto, a Polícia Federal representou judicialmente por 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, sendo esses pedidos deferidos pela 2º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão.

Além das prisões e buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização das organizações criminosas com o sequestro de bens e valores. Os envolvidos, caso condenados, podem ser apenados com até 47 anos de reclusão.

Foto: Divulgação/PF.
Foto: Divulgação/PF.

Os cumprimentos de tais ordens judiciais ocorreram nas cidades de Manaus (AM), Castanhal (PA), Vilhena (RO), Pinheiro (MA). A operação contou com participação de 160 servidores da Polícia Federal e quatro investigadores da Polícia Civil do Maranhão, os quais auxiliaram as buscas com a utilização de dois cães farejadores.

A operação foi denominada Apachetas que, historicamente, consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes (Peru). O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto a “apacheta” a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a Cocaína).

Foto: Divulgação/PF.
Foto: Divulgação/PF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.