SÃO LUÍS - O Projeto Lendo o Verde - Lendo o Mundo, que trabalha a leitura como fonte de inspiração, realizado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), chega à cidade de Pinheiro neste sábado (14) e domingo (15). A iniciativa itinerante está sendo realizada também em outros municípios maranhenses, como Axixá e Alcântara. Durante o evento o público leitor poderá contar com o Carro Biblioteca, com acervo de mais de 100 exemplares, incluindo literatura regional, nacional e mundial, sucessos de grande público, direcionados para crianças, jovens e adultos.
Na cidade de Pinheiro a programação será desenvolvida durante todo o dia, das 8h às 12h30, em frente à Biblioteca Municipal, na Praça José Sarney. A programação inclui atividades de hora do conto e contação de história, exposição de livros e revistas para manuseio e leitura de clássicos literários.
No período da tarde, a partir das 14h30 haverá programação cultural com a companhia de teatro Santa Ignorância, que na produção da atriz Rosa Ewerton apresentará o espetáculo Dia Internacional do Livro- Conto para Crianças do Mundo, abordando a história do livro desde a escrita até a era de Guttenberg. Na oportunidade, a artista plástica maranhense Babula, desenvolverá oficinas de contação e criação de histórias, com didáticas alusivas ao período da Copa.
“O Projeto Lendo o Verde - Lendo o Mundo, foi lançado em novembro de 2013 durante a realização do Fórum Estadual do Livro e Leitura, conta com uma equipe técnica de sete profissionais, entre os quais arte- educadores, bibliotecários, artesãos, serigrafistas, artistas plásticos e animadores culturais. Toda estrutura tem o objetivo de estimular a capacidade de leitura, formar leitores jovens e adultos, com foco na conscientização e educação ambiental”, informa a coordenadora do projeto e diretora da BPBL, Rosa Maria Lima.
Envolvendo cerca de 400 crianças e adolescentes de escolas públicas municipais, o projeto contemplará a doação de 100 títulos para enriquecer e ampliar o acervo da Biblioteca Pública de Pinheiro, contribuindo para a diversidade literária da biblioteca da cidade.
Saiba Mais
- Hábito de leitura resulta em melhores avaliações em várias disciplinas
- Governo federal quer retomar políticas públicas para leitura
- Atividades do “Cidadania e Leitura” acontecem na Biblioteca Luiz Phelipe Andrès neste sábado
- Brasil participa de estudo internacional de avaliação de leitura
- Leitura pode reduzir a pena na prisão, mas ainda há desafios
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.