PENALVA - Uma quebradeira de coco e o filho dela morreram esmagados por palmeira que, segundo denúncia feitas à polícia, teria sido derrubada após ordens de um fazendeiro na comunidade Bom Lugar, em Penalva.
O caso foi registrado na tarde de sexta-feira (12). Maria José Rodrigues, de 78 anos, e José do Carmo Correia Junior, de 38 anos, - mãe e filho - estavam coletando coco babaçu quando foram atingidos pela árvore derrubada por um trator. Maria tinha deficiência auditiva, e o filho era deficiente cognitivo.
Derrubada de palmeiras de babaçu mata duas pessoas no povoado Boa Esperança, em Penalva - a quebradeira de coco Maria Correa e o filho Júnior Correa. A mãe tinha deficiência auditiva e o filho cognitiva. Equipe da SEDIHPOP já se deslocou pra Penalva para apurar o caso. #vida pic.twitter.com/YkvAI5dQLy
— Chico Gonçalves (@xicogoncalves) November 13, 2021
O fazendeiro que pretendia plantar capim na região e ordenou a derrubada das árvores. O proprietário do trator se apresentou na delegacia e informou o nome do funcionário que dirigia a máquina e do homem que alega ser dono das terras. Eles devem prestar depoimento nesta segunda-feira (15).
Uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (Sedihpop) foi ao local. O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu apontou supostas marcas de trator no local.
Saiba Mais
- Conflito pela terra é causa de um terço das mortes de quilombolas
- Governo instala comissão para conciliar conflitos no campo
- Conflitos no campo têm segundo maior número no 1º semestre deste ano
- Indígenas foram as principais vítimas de conflitos no campo em 2022
- Brasil registrou um conflito no campo a cada quatro horas em 2022
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.