Crime

Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Pedreiras

Hilton Brito Costa foi atingido por três tiros na porta da emissora que trabalhava.

Imirante.com, com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

PEDREIRAS - A Polícia Civil já está investigando a tentativa de homicídio ocorrida no fim da tarde dessa terça-feira (4), no município de Pedreiras, que teve como vítima Hilton Brito Costa, de 36 anos, cinegrafista de uma afiliada da TV Bandeirantes. Neste momento, a delegada Silvana Carvalho Prazeres, titular da Delegacia Regional de Pedreiras, está tomando o depoimento de colegas de trabalho da vítima.

A delegada-geral da Polícia Civil, Cristina Resende disse que está acompanhando o ocorrido e que a Polícia Judiciária não vai descartar nenhuma linha de investigação. Ela informou, ainda, que a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) está dando apoio nas ações policiais e vai encaminhar uma equipe para reforçar os trabalhos.

Segundo levantamentos da polícia, Hilton Brito estava fazendo a cobertura do Carnaval em Pedreiras. Atualmente, ele trabalhava em Chapadinha, já havia estado antes em Pedreiras e voltou àquela cidade para trabalhar durante o período carnavalesco.

No momento do fato, o cinegrafista se encontrava nas proximidades da emissora, aguardando a passagem dos blocos para fazer as imagens, quando um homem se aproximou efetuou três disparos, que o atingiram nas pernas e abdômen. Testemunhas disseram que o criminoso se evadiu do local em um veículo Pálio preto.

A delegada Silvana Prazeres informou que desde ontem (4) as polícias Civil e Militar de toda a região foram comunicadas e estão fazendo diligências para localizar o veículo e chegar até os envolvidos. Ao longo do dia, familiares e colegas de trabalho devem comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos. Após ser atingido, Hilton foi imediatamente levado para o Hospital Geral de Pedreiras, submetido à cirurgia e permanece internado. Seu quadro é estável.

Repúdio

Nesta quarta-feira (5),a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) – que representa três mil emissoras privadas de rádio e televisão no país – manifestou, por meio de nota, repúdio ao atentado contra o cinegrafista. "É extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais", diz trecho do documento.

Leia, abaixo, a íntegra da nota da Abert:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) manifesta seu repúdio ao atentado contra o cinegrafista Hilton Costa Brito, da TV Atenas, afiliada da TV Bandeirantes no Maranhão. O crime ocorreu na tarde desta terça-feira, 4, em Pedreiras, a 245 quilômetros da capital.

Brito foi atingido por três tiros enquanto aguardava, em frente à emissora, para fazer o registro de imagens de blocos de carnaval. De acordo com a polícia, um veículo estacionou próximo ao local, e um dos três ocupantes saiu do carro e efetuou os disparos.

Brito foi ferido em uma das pernas e no abdômen e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Graças em estado grave.

É extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais.

A Abert apela às autoridades do estado do Maranhão para que apurem mais este crime, que não pode ficar impune.

DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.