PAÇO DO LUMIAR - Um jovem identificado como Mateus Rodrigues morreu com um tiro na boca dentro da Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, em Paço do Lumiar. A tragédia aconteceu enquanto ele fazia fotos com a arma em punho e segundo amigos de sala, ele a exibia como sendo de sua propriedade.
Versões
A polícia trabalha com duas versões para o caso e ambas são tratadas como morte acidental: a primeira é a de que Mateus levou a arma para mostrar a colegas e a arma teria disparado enquanto tirava fotos no banheiro da escola; a segunda versão é que um colega da vítima - filho de um PM - levou a arma à escola e Mateus a pediu emprestado para tirar as fotos. No momento em que ele tirava as fotos a arma disparou e acertou sua boca. Testemunhas afirmaram que ele ainda saiu cambaleante do banheiro e caiu morto em seguida.
Seguranças do local e amigos serão chamados pela polícia para prestar esclarecimentos.
Nota de esclarecimento
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar disse que não existem registros na rede municipal de ensino de ocorrências anteriores, que comprometessem a integridade física dos alunos. A Secretaria afirmou, ainda, que está oferecendo todo o suporte necessário às famílias afetadas, incluindo acompanhamento psicológico e assistencial.
A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas na Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã durante três dias, em sentimento de luto e respeito às famílias.
Veja a nota da Secretaria na íntegra
A Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, a exemplo das demais escolas que compõem a rede municipal de ensino de Paço do Lumiar, é constituída de uma equipe sólida e competente, formada pela união da Direção, Corpos Administrativo e Docente, Estudantes e suas Famílias.
Com ambiente seguramente educativo e cívico, não existem registros em nossa Rede Municipal de Ensino de ocorrências anteriores com comprometimento da integridade física dos alunos ou mesmo do corpo docente, nem registro de óbito em qualquer uma das escolas municipais.
Em nome de toda a equipe da Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, tornamos público que, no dia 10 de janeiro de 2014, um de nossos alunos veio a óbito vitimado por arma de fogo no interior da instituição. As investigações acerca do ocorrido estão sob acompanhamento e responsabilidade dos órgãos de segurança local. A Secretaria Municipal de Educação está oferecendo todo o suporte necessário às famílias afetadas, incluindo acompanhamento psicológico e assistencial, visando o conforto das mesmas.
Ressaltamos, diante da fatalidade ocorrida, que temos buscado diariamente garantir a segurança de nossa comunidade, realizando ações de prevenção em parceria com a Polícia Militar. Não recuamos em nenhum momento da missão de elevar a educação de nossos alunos, contribuindo com a sua formação cidadã.
Informamos ainda que as aulas nesta unidade estarão suspensas durante 3 (três) dias, em sentimento de luto e respeito às famílias.
A Secretaria Municipal de Educação se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos aos demais pais e alunos da rede e reitera seu compromisso em combater de maneira enérgica qualquer ato de violência ou desrespeito à integridade humana em nosso município.
Saiba Mais
- Suposto caso de ameaça de violência em escola é investigado na capital
- Após ataques a escolas, rotina de estudantes é pautada pelo medo
- Aluna de 13 anos dá facada em colega de 15 em escola estadual
- Adolescente diz que atirou em colega de escola sem querer
- Adolescente atira em colega dentro de escola, em Paço do Lumiar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.