'Você sabe o que tem que fazer': instrutor se joga de avião durante aula e aluna consegue pousar sozinha
Caso aconteceu durante um voo de treinamento em Córdoba. A jovem, de 22 anos, recebeu orientação da equipe em solo e pousou a aeronave em segurança.
ARGENTINA - Um instrutor de voo morreu após saltar de uma aeronave em pleno voo durante uma aula de treinamento na Argentina. A aluna, de 22 anos, ficou sozinha na cabine, acionou a equipe em solo e conseguiu pousar o avião em segurança.
O caso aconteceu no último sábado (4), na província de Córdoba, e está sendo investigado pela Justiça Federal local. O corpo do instrutor, identificado como Leandro Bertazzo, de 42 anos, foi encontrado em uma área rural da cidade de Toledo.
Aluna pediu ajuda e conseguiu pousar
De acordo com informações divulgadas pelo jornal argentino Clarín, Bertazzo estava em um Cessna C-150, uma aeronave de pequeno porte, com uma aluna que realizava uma sessão de treinamento. O voo ocorria a cerca de 250 metros de altitude.
Segundo Eduardo Alvarez, diretor da escola Flying Parrot Córdoba, o instrutor teria dito à jovem: “Você sabe o que fazer”, antes de tirar os fones de ouvido, deixar o celular de lado e abrir a porta da aeronave.
Após ficar sozinha na cabine, a aluna entrou em contato com a equipe de solo, que passou orientações para ajudá-la no pouso. Apesar do susto e do abalo emocional, ela conseguiu controlar o avião e pousar normalmente.
A jovem, que não teve o nome divulgado, já possuía brevê, licença que permite pilotar aeronaves, mas ainda tinha poucas horas de voo e estava em treinamento acompanhado.
Comportamento do instrutor é investigado
Ainda segundo o diretor da escola, o comportamento de Bertazzo no dia do ocorrido não havia levantado suspeitas entre os colegas. A única atitude considerada diferente foi o fato de ele ter pedido carona a um colega para chegar ao aeroporto Coronel Olmedo. Normalmente, o instrutor costumava ir ao trabalho com o próprio carro.
Bertazzo morava com os pais e, antes do voo em que o caso aconteceu, havia realizado outra instrução no mesmo dia. Embora atuasse como instrutor de voo, ele também tinha carreira como piloto comercial.
O Clarín informou ainda que o piloto havia procurado atendimento psiquiátrico, mas não teria comunicado a situação à escola de aviação.
Investigação
As circunstâncias da morte são apuradas pela Justiça Federal de Córdoba. As autoridades devem analisar os detalhes do voo, os relatos da equipe da escola e demais elementos que possam ajudar a esclarecer o caso.
Por se tratar de uma ocorrência sensível, informações pessoais da aluna foram preservadas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.