EUA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) que elevará de 10% para 15% a tarifa temporária aplicada sobre importações de todos os países. A medida amplia a chamada tarifa global de 15%, imposta após decisão da Suprema Corte que derrubou o programa tarifário baseado em lei de emergência econômica.
Na sexta-feira (20), Trump já havia determinado a aplicação imediata de uma tarifa de 10% sobre todas as importações, além das tarifas já existentes.
Trump reage à decisão da Suprema Corte
A ampliação da tarifa ocorre após a Suprema Corte dos EUA invalidar o programa tarifário anterior do governo, que utilizava uma lei de emergência econômica como fundamento.
Irritado com a decisão, Trump afirmou que a legislação permite a imposição de uma taxa de até 15% por um período de 150 dias, embora a medida possa enfrentar novos questionamentos judiciais.
Segundo o presidente, durante esse prazo o governo trabalhará para estruturar novas tarifas consideradas “legalmente admissíveis”.
Tarifa global de 15% terá aplicação imediata
Em publicação na rede Truth Social, Trump confirmou o aumento e afirmou que diversos países teriam “roubado” os Estados Unidos por décadas:
“Eu, como presidente dos Estados Unidos da América, irei, com efeito imediato, aumentar a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais têm ‘roubado’ os EUA durante décadas, sem retaliação (até eu chegar!) para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%”, escreveu.
Possíveis impactos comerciais
A elevação para tarifa global de 15% pode gerar impactos no comércio internacional, elevando custos de importação e pressionando cadeias produtivas.
Especialistas avaliam que a medida pode desencadear disputas comerciais e novos embates judiciais, já que a decisão anterior da Suprema Corte limitou a atuação do Executivo na imposição de tarifas com base em emergência econômica.
Saiba Mais
- Trump lança Conselho da Paz em Davos e critica ONU durante anúncio
- Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza: "Gosto dele"
- Governo Trump congela emissão de vistos de imigrantes para brasileiros e outros 74 países
- Brasil movimentou quase US$ 3 bilhões em comércio com o Irã em 2025
- Governo brasileiro aguarda decreto de Trump para avaliar impacto de tarifa sobre negócios com Irã
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.