Crise na Venezuela

Vice-presidente da Venezuela exige "prova de vida" de Maduro após ofensiva dos EUA

Bombardeios atingiram Caracas e outros estados; governo venezuelano fala em tentativa de mudança de regime.

Ipolítica, com Telesur

Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, classificou a ação dos Estados Unidos como uma agressão militar estrangeira
Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, classificou a ação dos Estados Unidos como uma agressão militar estrangeira (Reprodução/Telesur)

CARACAS, VENEZUELA – A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, exigiu na manhã deste sábado (3) provas de vida do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores, cujo paradeiro permanece desconhecido após os ataques atribuídos aos Estados Unidos em diferentes regiões do país.

A declaração ocorre em meio à escalada da crise na Venezuela, marcada por bombardeios, denúncias de mortes de civis e estado de emergência.

Segundo Rodríguez, ataques aéreos atingiram Caracas e os estados de Aragua, Miranda e La Guaira, resultando em vítimas civis. A vice-presidente classificou a ação como uma agressão militar estrangeira e afirmou que o governo venezuelano já havia alertado a população sobre o risco de uma ofensiva desse tipo.

Defesa nacional acionada

Delcy Rodríguez afirmou que a resposta do Estado venezuelano foi imediata, com a ativação dos mecanismos de defesa nacional. De acordo com ela, as medidas seguem ordens diretas do presidente Nicolás Maduro.

O ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, as milícias populares e os órgãos de segurança receberam instruções para defender a pátria”, declarou.

A vice-presidente reforçou que a Venezuela não aceitará qualquer forma de tutela externa e invocou o legado de Simón Bolívar como símbolo da soberania nacional.

Acusações de tentativa de mudança de regime

No pronunciamento, Rodríguez afirmou que os ataques fazem parte de uma estratégia para desestabilizar o país e impor uma mudança de regime alinhada a interesses estrangeiros, especialmente ligados a recursos estratégicos como petróleo e minerais.

A crise na Venezuela ganhou repercussão internacional após relatos de explosões, interrupções no fornecimento de energia elétrica e movimentação militar em áreas próximas à base aérea de La Carlota, em Caracas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.