Tensão

Japão emite alerta de tsunami após forte terremoto no norte do país

Sistema de emergência foi acionado e equipes de defesa civil monitoram ondas que podem chegar a um metro de altura.

Imirante.com

Autoridades mantêm vigilância e reforçam orientações de evacuação nas áreas litorâneas.
Autoridades mantêm vigilância e reforçam orientações de evacuação nas áreas litorâneas. (Foto: divulgação)

JAPÃO - O Japão emitiu alerta de tsunami para a província de Iwate, no norte do país, após um terremoto de magnitude 6,26 atingir a costa leste da ilha de Honshu. Um tsunami foi observado a cerca de 70 quilômetros da costa e as autoridades estimaram que ondas de até 1 metro poderiam atingir o litoral pacífico. Moradores foram orientados a se afastarem de áreas costeiras e de fozes de rios por precaução.

Sem anormalidades em usina nuclear, mas atenção segue alta

A usina nuclear de Onagawa, operada pela Tohoku Electric Power, não registrou nenhum tipo de anormalidade após o tremor. Mesmo assim, a agência meteorológica japonesa seguiu monitorando a região por possíveis réplicas e efeitos secundários. A província de Iwate, com histórico de grandes desastres naturais, manteve a vigilância até receber o comunicado de suspensão ou rebaixamento do alerta.

Próximos passos do processo

O alerta segue ativo enquanto equipes de defesa civil e serviços de emergência acompanham a situação no litoral da província. Foram mobilizados sistemas de monitoramento de maré e sensores sísmicos para detectar novas movimentações tectônicas e variações de ondas. A população permanece em nível de prontidão e recomenda-se que siga as orientações locais até o levantamento completo do risco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.