Conflito

Dinamarca proíbe voos civis de drones após flagrantes em bases militares

A medida ocorre em meio a preocupações com a segurança nacional e antes de uma cúpula da União Europeia que será sediada no país.

Imirante

Os militares afirmaram que mobilizaram “vários recursos” para investigar os avistamentos noturnos, mas não divulgaram detalhes da resposta.
Os militares afirmaram que mobilizaram “vários recursos” para investigar os avistamentos noturnos, mas não divulgaram detalhes da resposta. (Foto: AP - Jeff Roberson)

DINAMARCA – O governo da Dinamarca anunciou neste domingo (28) a proibição temporária de voos civis de drones depois que vários dispositivos não tripulados foram vistos sobre bases militares durante a madrugada. A medida ocorre em meio a preocupações com a segurança nacional e antes de uma cúpula da União Europeia que será sediada no país.

Incursões provocaram fechamento de aeroportos

Na semana, drones já tinham causado interrupções em aeroportos dinamarqueses, inclusive com quase quatro horas de fechamento do Aeroporto de Copenhague. Os militares afirmaram que mobilizaram “vários recursos” para investigar os avistamentos noturnos, mas não divulgaram detalhes da resposta.

O governo descreveu os incidentes como parte de um “ataque híbrido”. A primeira-ministra Mette Frederiksen mencionou que a Rússia poderia estar envolvida, definindo o país como “principal ameaça à segurança europeia”. O Kremlin negou qualquer envolvimento.

Proibição valerá durante semana da cúpula da UE

Com a medida, drones civis ficam proibidos de voar de segunda (29) a sexta-feira (3 de outubro) no espaço aéreo dinamarquês. A restrição abrange o período em que o país sediará líderes europeus em uma reunião da UE e da Comunidade Política Europeia.

O ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, afirmou que é necessário garantir condições seguras tanto para as Forças Armadas quanto para a polícia durante os eventos de alto nível. Para reforçar a vigilância, uma fragata alemã de defesa aérea foi enviada a Copenhague.

Novos relatos de drones em bases despertam alerta

Na esteira das medidas, também surgiram relatos de drones observados próximos à base aérea de Karup, principal instalação militar do país. Segundo a polícia, avistamentos foram registrados em outras instalações militares, como a base aérea de Skrydstrup e o Regimento de Dragões da Jutlândia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.