O Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23), após quase 40 dias internado. Antes de deixar o hospital, o pontífice apareceu na sacada e acenou para os fiéis. Em seguida, ele saiu da unidade, sentado no banco da frente de um carro, a caminho do Vaticano.
Francisco, que tem 88 anos, foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, para tratar problemas respiratórios. Ao retornar para casa, ele precisará seguir alguns cuidados e ficará em repouso por dois meses. Além disso, terá que passar por tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala, já que sua voz foi afetada pelo longo período em que recebeu oxigênio de alto fluxo através de equipamentos não invasivos.
A equipe médica espera que o pontífice recupere a voz gradualmente, embora não tenha estabelecido um prazo específico para isso. Ele poderá retomar suas atividades de forma gradual, mas com "um estilo de vida mais calmo".
A equipe também recomendou que o Papa evite encontros frequentes com pessoas, especialmente em grandes grupos, para minimizar o risco de contato com novos vírus, além de atividades que exijam esforço físico. Embora esteja completamente curado da pneumonia dupla, alguns vírus ainda permanecem em seus pulmões.
Saiba Mais
- Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza
- Corpo do Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
- Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado
- Rito de fechamento do caixão do Papa Francisco ocorre nesta sexta-feira
- Ministros e parlamentares acompanham Lula na despedida do papa em Roma
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.