QUITO - O México anunciou neste sábado (6) a ruptura das relações diplomáticas com o Equador, em resposta à prisão do ex-vice-presidente Jorge Glas, que estava asilado na embaixada mexicana em Quito. O governo equatoriano deteve Glas na noite de sexta-feira (5), alegando que ele foi condenado pela Justiça equatoriana e que o asilo diplomático concedido a ele violava normas convencionais.
A informação é da CNN Brasil.
Acusado de peculato no Equador, Glas havia entrado na embaixada mexicana em dezembro, buscando proteção contra o que ele e seus representantes legais alegavam ser perseguição política e temores pela sua segurança.
Em resposta, a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, anunciou o rompimento imediato das relações diplomáticas com o Equador, citando a violação da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e os incidentes envolvendo o pessoal diplomático mexicano no Equador.
A equipe diplomática mexicana deixará imediatamente o país, com o México buscando garantias para a segurança da saída de seus funcionários e planejando denunciar o Equador perante o Tribunal Internacional de Justiça por violações do Direito Internacional.
Relatos da mídia testemunharam a polícia equatoriana entrando na sede diplomática mexicana, seguida pela saída de vans pretas mais tarde. Roberto Canseco, chefe da Chancelaria da Embaixada do México no Equador, condenou a ação como uma violação flagrante do direito internacional e da inviolabilidade das instalações diplomáticas, classificando-a como totalmente inaceitável.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.