Ataque a tiros

Homens armados matam 40 pessoas em casa de shows na Rússia

Há relatos de mais de 100 feridos.

Imirante.com, com informações do g1

Atualizada em 22/03/2024 às 16h49
O grupo invadiu um centro comercial em Krasnogorsk, um subúrbio de Moscou.
O grupo invadiu um centro comercial em Krasnogorsk, um subúrbio de Moscou. (Foto: Reprodução)

RÚSSIA - Nesta sexta-feira (22) um grupo de homens armados invadiu um centro comercial em Krasnogorsk, um subúrbio de Moscou deixando 40 mortos e pelo menos 100 feridos, de acordo com o Serviço Federal de Segurança da Rússia. 

Um grande incêndio consome parte do prédio, e cerca de 100 pessoas estão sendo resgatadas pelo terraço do complexo, através de escadas e helicópteros. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

“De acordo com dados preliminares, um grupo de desconhecidos de duas a cinco pessoas em uniformes táticos, armados com armas automáticas, abriu fogo contra os guardas na entrada da sala de concertos. Depois começaram a atirar nos espectadores no foyer”,  afirmaram autoridades locais à agência Interfax.

Os bombeiros foram impedidos inicialmente de atuar no combate às chamas, por questões de segurança, e precisaram aguardar a chegada das forças especiais da polícia. Segundo testemunhas, eles não conseguem apagar os focos das chamas por causa das altas temperaturas e da dificuldade de acesso ao interior do prédio, que está "completamente" envolvido pelas chamas.

Os disparos começaram pouco antes do show da band Piknik, dentro de um teatro localizado no centro comercial e na recepção, onde ainda havia muitas pessoas esperando pelo início da apresentação. Segundo a agência Mash, o incêndio foi causado pelos atiradores, que atearam fogo às cadeiras, e as chamas rapidamente se espalharam pela sala de espetáculos e pelo prédio. Cerca de 100 pessoas ficaram presas em uma área bloqueada pelas chamas, e estão sendo resgatadas pelo terraço. Foram ouvidas ao menos duas grandes explosões, mas não se sabe se foram provocadas por explosivos ou por equipamentos do centro comercial, como cilindros de gás.

De acordo com uma testemunha ouvida pela Mash, o ataque foi realizado por cinco homens, que "agiram como militantes treinados e preparados", e que teriam matado as pessoas que estavam perto das portas do teatro. Imagens divulgadas em redes sociais mostram vários corpos no chão em um hall de de entrada do centro comercial, mas as autoridades não confirmaram sua autenticidade.

“Os terroristas estão armados com rifles de assalto AKM. Alguns tinham muita munição, e dois deles estavam usando mochilas, possivelmente com coquetéis molotov”, disse a testemunha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.