Nova guerra?

Reino Unido enviará navio para Guiana em meio à tensão com Venezuela

Informação é do Ministério da Defesa britânico.

Ipolítica, com informações da Reuters

HMS Trent faz parte da categoria River Class nas embarcações da Marinha Real Britânica
HMS Trent faz parte da categoria River Class nas embarcações da Marinha Real Britânica (Divulgação/Site da Marinha Real)

REINO UNIDO - O Ministério da Defesa britânico anunciou no domingo (24) que o Reino Unido planeja despachar um navio de guerra para a Guiana até o final deste mês, em meio a uma controvérsia fronteiriça com a Venezuela sobre a região de Essequibo, conhecida por suas reservas de petróleo. Essa decisão segue a recente visita de um secretário de Relações Exteriores britânico à Guiana, cujo propósito era oferecer suporte ao país sul-americano, que é tanto aliado quanto ex-colônia britânica.

No início deste mês, Guiana e Venezuela concordaram em evitar o uso da força e em não intensificar as tensões na disputa de longa data. A região em questão, Essequibo, abrange 160.000 quilômetros quadrados e, embora geralmente seja reconhecida como parte da Guiana, a Venezuela renovou suas reivindicações sobre o território e áreas offshore nos últimos anos, especialmente após importantes descobertas de petróleo e gás.

O navio designado para a missão é o HMS Trent, uma embarcação de patrulha da Marinha Real. O Ministério da Defesa emitiu um comunicado no qual anunciou o envio do HMS Trent à Guiana, descrevendo-a como uma "aliada regional e parceira da Commonwealth" – uma associação de nações formada a partir do antigo Império Britânico.

O comunicado não faz referência direta à Venezuela ou à controvérsia em questão, destacando que a visita do HMS Trent faz parte de uma série de compromissos na região durante a implementação da Tarefa de Patrulha do Atlântico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.