Tensão

Maduro apresenta novo mapa da Venezuela com estado em território de Guiana

Maduro realizou referendo no domingo para anexar território da Guiana à Venezuela e demonstra intenção em tomar região a força.

Ipolítica, com informações do g1

Maduro lidera regime na Venezuela e tenta tomar território da Guiana
Maduro lidera regime na Venezuela e tenta tomar território da Guiana (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

VENEZUELA - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou na noite de terça-feira (5) um novo mapa do país com a incorporação de Essequibo. A região pertence a Guiana e tem reservas de petróleo. O líder do regime que comanda a Venezuela quer tornar o território um estado venezuelano.

Ao apresentar o novo mapa, Maduro determinou que o mesmo seja publicado e reproduzido em escolas e universidades. Ele toma por base um referendo feito no último domingo que trata da anexação da área  à Venezuela.

Também na terça-feira, Maduro anunciou pelas redes socias um decreto criando a "zona de defesa integral Guayana Essequiba (como a região é chamada na Venezuela)" e apresentou à assembleia de deputados do país um projeto de lei para a criação da província - o que, na prática, significa que seu governo vai tentar anexá-la. 

Leia também: Governo edita MP para a venda de naming rights no Maranhão

O novo mapa também já foi incluído em artes que ilustram órgãos governamentais da Venezuela. 

O governo da Guiana reagiu de imediato. O presidente do país, Irfan Ali, disse que vai acionar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) - na semana passada, a Corte Internacional de Justiça, a mais alta instância da ONU para julgar conflitos entre países, proibiu a Venezuela de tentar anexar Essequibo.

"Imediatamente ordenei publicar e levar a todas as escolas, colégios, Conselhos Comunitários, estabelecimentos públicos, universidades e em todos os lares do país o novo Mapa da Venezuela com a nossa Guiana Esequiba. Este é o nosso querido mapa!", publicou Maduro, em uma rede social. 

Em um pronunciamento público, Maduro também anunciou que estava ordenando que a estatal petroleira venezuelana PDVSA conceda licenças para a exploração de petróleo e gás na região. As ações anunciadas pela Venezuela ocorrem dois dias após a realização do referendo no país para a aprovação da incorporação de Essequibo à Venezuela. Segundo o governo do país, 95% dos eleitores votaram a favor da medida. 

Além de divulgar o mapa, ordenar a emissão de licenças de exploração de petróleo e sugerir uma lei para criação de uma província, Maduro também propôs as seguintes medidas: um plano de assistência social à população da Guiana Esequiba, a realização de censo e entrega de carteira de identidade aos habitantes; a criação de um Alto Comissariado para a Defesa da Guiana Esequiba, órgão integrado pelo Conselho de Defesa, pelo Conselho do Governo Federal, pelo Conselho de Segurança Nacional e pelos setores político, religioso e acadêmico; a criação de uma Zona de Defesa Integral da Guiana Esequiba. 

 "A Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo. A Venezuela declarou-se claramente uma nação fora da lei", afirmou o presidente de Guiana. 

Nações de todo o planeta observam o conflito criado por Venezuela e a possibilidade de uma guerra entre as nações.

Venezuela possui um potencial militar cerca de 50 vezes o de Guiana. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.