ALERTA!

Cientista prevê "apocalipse da internet" em 2024 devido a tempestade solar

Segundo Peter Becker, a tempestade solar pode afetar todo o planeta e esses danos podem levar meses para serem reparados.

Imirante.com

Atualizada em 14/11/2023 às 14h52
O professor Peter Becker acredita que o planeta pode ficar um bom tempo sem internet devido à tempestade solar.
O professor Peter Becker acredita que o planeta pode ficar um bom tempo sem internet devido à tempestade solar. (Foto: Pitris/Getty Images)

MUNDO - O professor Peter Becker, da Universidade George Mason em Virgínia, nos Estados Unidos, levanta preocupações sobre um possível "apocalipse da internet" previsto para o ano de 2024. Becker é responsável pelo desenvolvimento de sistemas de alerta de atividades solares que possam afetar a tecnologia mundial e ressalta que uma enorme tempestade solar pode afetar todo o planeta.

De acordo com o Peter, a Internet cresceu em uma época em que o sol estava relativamente calmo, mas agora está enfrentando um período mais ativo. Ele destaca que esta é a primeira vez na história em que há uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência humana da internet. 

O Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA também prevê o Ciclo Solar 25, que indica a ocorrência de uma supertempestade solar, antes do previsto.

Inicialmente, estudos indicavam que uma tempestade solar de tal magnitude ocorreria apenas em julho de 2025. No entanto, Becker afirma que a fase mais intensa da tempestade ocorrerá já no próximo ano, conforme relatado pelo jornal.

Tempestade solar

O cientista explica que a ejeção de massa coronal do Sol, resultante da tempestade solar, pode se dirigir para o espaço, evitando um impacto direto na Terra. No entanto, caso ela atinja nosso planeta, haverá um período de aviso de aproximadamente 18 a 24 horas antes que as partículas cheguem e comecem a interferir no campo magnético.

Além da internet, outros sistemas serão afetados, incluindo a rede elétrica, cabos de fibra ótica, sistema de navegação, como o GPS, satélites e equipamentos de comunicação. Esses danos podem levar meses para serem reparados, resultando em possíveis consequências significativas para a sociedade e a infraestrutura tecnológica global.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.