Eleição

Jim Jordan disputará a presidência da Câmara nos EUA

Jim Jordan, aliado de Trump, conseguiu derrotar Austin Scott, da Geórgia e agora poderá se tornar o segundo nome de maior peso na linha de Poder dos EUA.

Ipolítica, com informações do The New York Times

Jim Jordan é aliado do ex-presidente Donald Trump
Jim Jordan é aliado do ex-presidente Donald Trump (Divulgação)

ESTADOS UNIDOS - Jim Jordan, membro do Partido Republicano e aliado do ex-presidente Donald Trump, foi escolhido pela sigla para a disputa da presidência da Câmara dos Estados Unidos (EUA).

Jim Jordan é deputado e atua coo presidente do Comitê Judiciário da Casa. Ele foi escolhido por 124 votos favoráveis e 81 contrários.

O aliado de Trump derrotou o também deputado Austin Scott, da Geórgia, aliado do ex-presidente da Câmara Kevin McCarthy, que decidiu se candidatar algumas horas antes da indicação, como forma de protesto a Jordan.

Jordan se candidatou uma semana depois de  de uma ala do partido forçar facção de seus apoiadores a saída de McCarthy. Ele recusou apoiar Stve Scalise, da Louisiana - que logo em seguida desistiu do pleito -, e consolidou o seu nome na disputa interna, vencendo em seguida. 

Resistência

Apesar disso, ainda há resistência de um número considerável de republicanos ao seu nome.

A deputada Ann Wagner, do Missouri, por exemplo, classificou a candidatura de Jordan de "não iniciante". O deputado Don Bacon, de Nebraska, que representa um distrito vencido pelo presidente Biden, diz que os legisladores estavam preocupados em ceder aos caprichos dos membros de ultradireita que se recusaram a apoiar Scalise.

"O fato é: se você recompensa um mau comportamento, você vai ter mais dele", diz Bacon.

Se Jordan conseguir obter a maioria no plenário da Câmara, ele se tornará o segundo na linha de sucessão da Presidência dos Estados Unidos.

Scalise superou Jordan na disputa interna do partido na última quarta-feira por apenas 14 votos. Mas, em vez de consolidar sua estreita base de apoiadores, Scalise quase imediatamente começou a perder apoiadores, à medida que legisladores de várias alas disseram que não pretendiam se alinhar a ele. Scalise desistiu da disputa cerca de 30 horas depois.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.